Pág. 1 de 5

Conhecer (29)

Conhecer

Santa Maria da Feira é um dos maiores concelhos do país, conhecido pela sua grande atividade industrial em que a transformação da cortiça ocupa o lugar principal. Nos últimos anos a sua faceta tem vindo a mudar com eventos turísticos e culturais que já ultrapassam as suas fronteiras, destacando-se a Feira Medieval e o Imaginarius. Recentemente a autarquia assumiu a gestão do Europarque vislumbrando-se uma nova vida para este recinto. Terra de tradições, conhecida pelas fogaças, protegida pelo seu padroeiro São Sebastião e guardada pelo Castelo, encara com otimismo este milénio e projeta-se como terra onde o antigo se funde com o futuro.  

De 2 a 13 de agosto de 2017, Santa Maria da Feira convida as pessoas a viajarem no tempo: "Inspirada no reinado de D. Afonso IV “O Bravo” e na trilogia dos horrores que marcou o seu reinado – Fome, Peste e Guerra – a nova imagem da Viagem Medieval é uma composição digital que traduz a dicotomia luz/trevas e ostenta a bravura do rei, não apenas no campo de batalha, mas também na forma visionária como superou todas as vicissitudes do seu reinado e se virou para o mar.

O nosso colaborador Fernando Manuel Oliveira Pinto é um vareiro apaixonado pela sua terra de Ovar e que se perde no seu mar e ria. O Fernando é jornalista profissional, fotógrafo e realizador de curtas-metragens de vídeo. Como amante das artes tem jeito para a escrita que se realiza na sua poesia e contos. O seu último livro de poemas “Mar e outros poemas” é para ser lido pelos amantes das forças da natureza que regem o homem tendo o mar como ritmo dos seus versos. A pintura é outra das suas paixões que usa para pincelar a vida da forma que lhe aprouver.

No dia 17 de junho à tarde fomos ao Parque da Cidade de Lourosa, onde estivemos à conversa com Palmira Tavares que faz parte do Rancho Folclórico “Os Malmequeres de Lourosa” e integra dois projetos de Robertos, “Os Robertos vão à escola” e “Mãos que falam”.  Para quem não sabe os Robertos são aqueles fantoches com uma voz estridente e que faz lembrar uma cana rachada. Estava previsto assistirmos a um espetáculo com os bonecos, contudo o forte calor que se fazia sentir e sucessivos adiamentos inviabilizaram a nossa pretensão, mas não foi por isso que deixamos de falar com a mesma.

IMAGINARIUS 2017 · 25 | 26 |27 MAIO  | “think about a new world” 

O Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua de Santa Maria da Feira chega à sua 17ª edição com foco na sociedade, na criação artística contemporânea e na capacitação criativa. Num ano único de afirmação internacional de Santa Maria da Feira como a Cidade das Artes de Rua e de Portugal como um país emergente no centro da dinâmica de circulação europeia no setor, o Imaginarius coorganiza e acolhe o FRESH STREET#2, o maior seminário internacional para profissionais das Artes de Rua.

Mais de meia centena de instituições ligadas ao ensino superior e formação profissional, agrupamentos de escolas e colégios privados marcam presença na 6ª edição da Feira das Profissões, que decorre nos dias 27 e 28 de abril, no Europarque – Centro de Congressos, numa organização do Município de Santa Maria da Feira e FapFeira.

Invasões Francesas evocadas 208 anos depois

A Junta de Freguesia de Arrifana e a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira voltam a evocar as Invasões Francesas e o Massacre de Arrifana, ocorrido a 17 de abril de 1809 – uma data trágica que perdura na memória dos arrifanenses. Entre 17 e 23 de abril, várias manifestações culturais vão assinalar a efeméride, 208 anos depois.

Pág. 1 de 5
Pub