Pág. 1 de 11

Saber (65)

Saber

Apesar da nossa inspiração turística e cultural de forma a promover a identidade regional e o conhecimento da nossa região, procuraremos também manter informados os nossos leitores com os assuntos relevantes para a nossa comunidade. Aqui poderá encontrar artigos por nos efetuados ou que nos forem enviados pelas instituições publicas ou privadas, que serão analisados e publicados com critérios de isenção e imparcialidade, dando sempre um tratamento equitativo às diferentes correntes de opinião, ideológicas, religiosas, económicas ou de outra índole.

22ª Viagem Medieval mantém-se em agosto

Em 2018, a Viagem Medieval em Terra de Santa Maria vai manter-se no mês de agosto, entre os dias 1 e 12, numa edição dedicada a D. Pedro, filho de D. Afonso IV, o rei retratado este ano. O desfecho do trágico amor de Pedro e Inês será, assim, um dos episódios a recriar na 22ª edição do evento.

Santa Maria da Feira foi a capital mundial da criação artística contemporânea para o espaço público entre os dias 24 e 27 de maio passado, com o acolhimento do FRESH STREET#2, a segunda edição do maior seminário internacional para profissionais do setor das artes de rua, em ligação direta com o Imaginarius, o maior festival português de artes de rua e uma referência internacional.

Na sua 21ª edição, a Viagem Medieval vai apresentar 18 personagens históricas criadas de raiz por gente da terra, que prometem surpreender e interagir com os visitantes nos recantos mais inusitados do burgo, entre 2 e 13 de agosto. O objetivo é continuar a construir a diferença através da capacitação local, com gente da terra, que torna este evento único.

A Provedoria Municipal dos Cidadãos com Deficiência ou Incapacidade de Santa Maria da Feira integra o projeto “Acessibilidade em Língua Gestual Portuguesa na AMP”, dinamizado pela Área Metropolitana do Porto, reforçando a sua estratégia de desenvolvimento de uma política territorial inclusiva.

Ana Brito, Clara Torres, Inês Martins e Rosa Oliveira são as jovens criadoras do quinto livro de Banda Desenhada da Viagem Medieval. São alunas de topo, metódicas, focadas nos seus objetivos e atentas às oportunidades que os projetos culturais do seu concelho proporcionam aos jovens. Mesmo em época de exames nacionais, aceitaram o desafio e vão deixar a sua marca num evento de referência internacional.

Viagem Medieval apoia produção de filme inspirado no amor trágico de Pedro e Inês | Estreia será em 2018, ano dedicado ao reinado de D. Pedro I

Uma parte significativa do material de cenografia do filme “A Trança de Inês”, do realizador António Ferreira, cuja rodagem decorre em Coimbra até 15 de julho, pertence ao espólio da Viagem Medieval, que também apoiou a produção na composição decorativa, rigor histórico e conceção artística. Com estreia marcada para 2018, o filme terá uma sessão especial de exibição em Santa Maria da Feira, no verão do próximo ano, com a presença do realizador e atores.

Pág. 1 de 11
Pub