Pág. 1 de 5

Ver (25)

Ver

Ondas da Serra possui na sua equipa pessoas apaixonadas pela fotografia e vídeo, por esta razão sempre que for possível iremos contar as nossas “histórias” através destas ferramentas porque acreditamos que as narrativas ganham valor e contribuímos para criar um repositório cultural recorrendo a imaginário coletivo das nossas gentes.

Convidamos os nossos leitores a ajudarem-nos nesta tarefa enviando-nos as suas fotos e imagens das suas tradições e cultura. Para esta recolha poderão utilizar as novas ferramentas de comunicação, telemóveis, tablets ou as vulgares máquinas fotográficas para mostrarem ao mundo a beleza das suas terras e tradições. Lembre-se que é impossível estarmos em todo lado e basta um pequeno vídeo ou uma fotografia realizadas com emoção para despertarem a curiosidade alheia e contribuir para divulgar e fazer perdurar a cultura tradicional. Não se preocupe com a qualidade mas com o conteúdo.

“Figuras de estilo” na Biblioteca Municipal | Mentes brilhantes da história da humanidade para descobrir numa exposição de escultura

De 23 de setembro a 11 de novembro, a Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira vai ter patente a exposição “Figuras de Estilo”, de Eduarda Coimbra e Telmo Mota, que convida a uma viagem exploratória pelo pensamento de mentes brilhantes da história da humanidade. Poetas, pensadores, criadores e sonhadores têm lugar nesta exposição, representados por desenho, técnica mista ou escultura.

De 22 a 24 de setembro, o Museu Convento dos Lóios, o Museu do Papel Terras de Santa Maria, o Museu de Santa Maria de Lamas, o Castelo da Feira e a Casa da Portela associam-se às Jornadas Europeias do Património 2017, dedicadas ao tema “Património e Natureza”. Visitas guiadas e percursos orientados, ateliês lúdicos e oficinas pedagógicas são as atividades a realizar, todas de participação gratuita, mas sujeitas a marcação prévia.

Patente no Museu do Papel e pela primeira vez em Portugal | Exposição “Filigranas – As Marcas de Água” com prazo alargado até 19 de novembro

A exposição temporária “Filigranas – As Marcas de Água”, patente no Museu do Papel, em Paços de Brandão, e exibida pela primeira vez em Portugal, tem registado uma grande adesão de público até ao momento. Por esta razão, e de forma a possibilitar a visita de grupos escolares, o Museu do Papel e o Museo Casa de La Moneda de Madrid decidiram alargar o período da exposição até 19 de novembro, permitindo o usufruto de todos os interessados.

Em setembro e outubro no Museu do Papel | A alma do papel num ciclo de workshops

De 22 de setembro a 28 de outubro, o Museu do Papel Terras de Santa Maria, em Paços de Brandão, promove um ciclo de cinco workshops artísticos centrados no fazer artesanal do papel, intimamente ligado ao fazer artístico. Orientados pela pintora Ana Maria, os workshops são gratuitos e inserem-se na residência artística da pintora naquele espaço museológico.

192 dias em Moçambique traduzem-se em mais de 4000 fotografias, 50 vídeos e inúmeros momentos que nenhuma objetiva poderia captar. Baterias explodiram, passaportes roubados (e reencontrados), fronteiras cruzadas e cajus (demasiados) apreciados. Infelizmente, os espinafres não resistiram, acabando dizimados pelas mãos de uma senhora de porte frágil mas força, aparentemente, invejável.

A requalificada Pedreira das Penas, situada nas traseiras do Cineteatro António Lamoso, será palco da Gala de Abertura do festival Danças do Mundo, organizado pela Casa da Gaia. No dia 20 de julho, às 21h30, grupos do Canadá, Chile, Colômbia, Lituânia, México e Portugal vão protagonizar um momento multicultural, que marcará a abertura de dez dias de atuações, dentro e fora do concelho.

Pág. 1 de 5
Pub