Pág. 1 de 4

São João da Madeira (21)

São João da Madeira

Cidade fortemente industrial, particularmente no fabrico de calçado. Ligado à arqueologia industrial, o Museu da Chapelaria, único na Península Ibérica, guarda a memória da indústria chapeleira. AOliva Creative Factory, instalada no interior da Oliva, disponibiliza uma incubadora para empresas do setor das indústrias criativas. O carácter criativo e industrial da cidade é complementado pelos espaços verdes, como Parque Urbano da Cidade, oferecendo belos espaços de natureza e de lazer.

Fonte: portal.amp.pt

Portugal vendeu em 2016 perto de 82 milhões de pares de calçado para 195 países. A tendência exportadora da indústria tem vindo a afirma-se nos últimos sete anos, com o Centro Tecnológico do Calçado de Portugal a apoiar os empresários na conquista de novos mercados. São João da Madeira é a fábrica de um dos principais clusters do setor no país e sede desta organização com mais de três décadas.

Nesta quinta-feira, 19 de outubro, no Parque Urbano do Rio Ul, em S. João da Madeira

A Câmara Municipal convida os professores de S. João da Madeira a participar numa sessão de esclarecimento com saída de campo experimental, no âmbito do Projeto Rios. Dessa forma têm a oportunidade de ver e  vivenciar o potencial deste projeto, que pode ser dinamizado com alunos de todos os níveis de ensino.

O "Ondas da Serra" deslocou-se ao Museu da Chapelaria, situado em São João da Madeira, e falou com Joana Galhano, que trabalha neste espaço municipal desde 2005, "quando começou a ser desenvolvido o projeto de investigação que durou 10 anos, aos quais se podem acrescentar os 12 anos que passaram desde a sua abertura." O Museu da Chapelaria é um dos quatro que existe na União Europeia, sendo uma "instituição de natureza permanente, criada para o interesse coletivo."

No Âmbito das comemorações dos 91 anos da criação do Município

No âmbito das comemorações dos 91 anos da criação do concelho de S. João da Madeira, largas centenas de atletas de diferentes escalõss etários participam no 22.º Grande Prémio Internacional de Atletismo promovido pelos Serviços Sociais do Pessoal do Município.

Este fim de semana, em S. João da Madeira | Designers israelitas de chapéus e sapatos são convidados dos Museus da Chapelaria e do Calçado | Mesa-redonda no sábado, às 17 horas, inserida no ciclo "Moda Indústria. Moda Arte".

O Museu da Chapelaria e o Museu do Calçado, em S. João da Madeira, apresentam a 4.ª e última mesa-redonda do ciclo "Moda Indústria. Moda Arte", que contará com a presença dos extraordinários designers israelitas Maor Zabar (chapéus) e Kobi Levi (sapatos). Para acompanhar neste sábado, 14 de outubro, pelas 17h00, no Museu do Calçado.

11 de outubro, Dia do Município

S. João da Madeira é município desde 11 de Outubro de 1926, data em que se concretizou a sua emancipação concelhia. O 91.º aniversário desse momento fundador do concelho de S. João da Madeira é assinalado na próxima quarta-feira, feriado municipal.

Pág. 1 de 4