Pág. 1 de 2

Arouca possui uma grande riqueza a nível do património natural e arquitetónico, abaixo o nosso leitor poderá ler uma síntese de alguns destes locais e monumentos que poderá visitar. Quando se deslocar a estes locais não deixe de visitar as aldeias que estão próximas e ver quadros reais dum Portugal de outros tempos. Por vezes parece que o tempo voltou para trás e até se vêem ainda a circular motorizadas "SIS Sachs V5" por pessoas com alguma idade. Em muitos locais o passado e o presente encontram-se fornecendo ao fotografo capturas duma realidade muito peculiar.

Faz parte do Maciço de Gralheira, juntamente com a Serra da Arada (1057 m.) e do Arestal (830 m.), ultrapassando alguns dos seus cumes os 1000 m. de altitude. Ao longo da sua vasta extensão, para além de muitos outros atractivos, pode deparar-se com a Fecha da Mizarela, a secular capela da Sra. da Lage, o fenómeno único das Pedras Parideiras, a Portela da Anta e algumas das aldeias mais características da região, como a Castanheira, Cabreiros e Cando.

Descrição: Zona de recreio e lazer localizada na margem do Rio Paiva, na freguesia de Canelas. O local é muito agradável, com muita vegetação.

Descrição: Zona de recreio e lazer localizada na margem do Rio Paiva, na freguesia de Alvarenga. Junto à aldeia com o mesmo nome, Paradinha. Aldeia em xisto que preserva ainda as características tradicionais. Esta aldeia apesar de não possuir nenhum habitante permanente tem movimento de turistas e habitantes de fim de semana, principalmente no verão.

Descrição: Zona de recreio e lazer localizada na margem do Rio Paiva, na freguesia de Janarde. Junto à aldeia de Meitriz. O rio divide Meitriz do lugar do Barco. Aldeia em xisto que preserva ainda as características de ruralidade. A paisagem do rio e envolvente é muito bonita e agradável. Ainda à poucos anos atrás a travessia do rio fazia-se de barco, único meio de ligação das duas margens. Hoje existe uma ponte.

Descrição: Zona de recreio e lazer localizada na margem do Rio Paiva, na freguesia de Janarde. Junto a esta zona situa-se a aldeia com o mesmo nome, Janarde, aldeia em xisto que dá o nome à freguesia. Preserva ainda as características de ruralidade.

Pág. 1 de 2
Pub