Saber (6)

Saber

Apesar da nossa inspiração turística e cultural de forma a promover a identidade regional e o conhecimento da nossa região, procuraremos também manter informados os nossos leitores com os assuntos relevantes para a nossa comunidade. Aqui poderá encontrar artigos por nos efetuados ou que nos forem enviados pelas instituições publicas ou privadas, que serão analisados e publicados com critérios de isenção e imparcialidade, dando sempre um tratamento equitativo às diferentes correntes de opinião, ideológicas, religiosas, económicas ou de outra índole.

Investimento de 1 Milhão de Euros no Mosteiro de Arouca | Sábado 25 novembro | 11h00 | Mosteiro de Arouca

O Ministro da Cultura, Luis Filipe de Castro Mendes, preside amanhã, dia 25 de novembro, pelas 11h00, à sessão de Apresentação do Programa de intervenção no Mosteiro de Arouca, cujo investimento se encontra integrado na Operação Mosteiros a Norte, desenvolvida pela Direção Regional de Cultura do Norte e cofinanciada pelo Programa Norte 2020.

O Comando Territorial de Aveiro, através do Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Específicas de São João da Madeira, deteve, no dia 19 de abril, um homem de 54 anos, por violência doméstica, em Santa Eulália – Arouca.

O Comando Territorial de Aveiro, através do Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Específicas de São João da Madeira, deteve, no dia 5 de fevereiro, um homem de 30 anos, por violência doméstica, em Arouca.

No âmbito do protocolo que envolve o Município de Arouca, a Academia de Design de calçado – CFPIC, a AECA e o Agrupamento de Escolas de Arouca, vai realizar-se, em Janeiro de 2017, uma ação de formação na área da costura para calçado.

O granito onde se insere a escola de escalada aqui apresentada enquadra-se geologicamente no denominado Plutão Granítico da Serra da Freita. Este corresponde a um corpo granítico, com uma orientação NW-SE, que intersecta, de forma mais ou menos descontínua, as rochas metamórficas do Super-Grupo Dúrico-Beirão (> 520 milhões de anos), correspondendo estas últimas a uma sequência alternante de xistos e grauvaques.

Arouca vai voltar a saborear a sua castanha. De 28 a 30 de outubro, haverá música, danças tradicionais, mostras gastronómicas, venda de produtos regionais, workshops e magustos, para assinalar a 6.ª edição do Festival da Castanha. Por estes dias, a «terra da castanha» enche-se de animação, concentrada no Terreiro de Santa Mafalda, num evento que pretende, acima de tudo, homenagear o castanheiro e a castanha, promovendo a sua produção e incentivando o seu uso na gastronomia regional. Boas razões para visitar o Arouca Geopark.

Pub