Pág. 1 de 29

Distrito (173)

Distrito
O projeto “Ondas da Serra” identidade regional abrange prioritariamente sete concelhos da região norte do distrito de Aveiro, Ovar, Santa Maria da Feira, Espinho, São João da Madeira, Oliveira de Azeméis, Vale de Cambra e Arouca. Contudo não deixaremos de divulgar os projetos e noticias que nos forem enviados pelos outros concelhos, Águeda, Albergaria-a-Velha, Anadia, Aveiro, Castelo de Paiva, Estarreja, Ílhavo, Mealhada, Murtosa, Oliveira do Bairro, Sever do Vouga e Vagos. Para isso basta que nos enviem um email e nos insiram nas listas de comunicados à imprensa, Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.. Pontualmente iremos fazer algumas reportagens nestes locais.

 

 

 

 

Pode ser a chave para o grave problema ambiental dos microplásticos nos oceanos, acaba de ser descoberta na Universidade de Aveiro (UA) e dá pelo nome de Zalerion maritimum. Trata-se de um fungo marítimo que não só consegue degradar o microplástico como o faz de forma rápida e eficiente. Esta é a primeira solução ecológica alguma vez descoberta para combater os plásticos nos oceanos já que ao otimizar-se o raro apetite do fungo recorre-se a uma solução oferecida pelo próprio mar.

As marchas populares saem às ruas da Mealhada já na próxima terça-feira (27 de junho), num dia que começa bem cedo, com os gaiteiros. As IPSS do concelho juntam-se assim, mais uma vez, no 13º Encontro Interinstitucional da Rede Social da Mealhada.

A campanha arqueológica deste ano no Monte de São Julião, na Freguesia da Branca, Albergaria-a- Velha, vai ser alargada para quatro semanas, entre os dias 7 de agosto e 1 de setembro. O Centro de Arqueologia de Arouca, que dirige o campo arqueológico, aceita até um máximo de 25 voluntários para acompanhar os trabalhos de prospeção.

A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) tem vindo a dinamizar o projeto Europeu “LIFE PAYT”, o qual integra desde finais de 2016 juntamente com as cidades de Lisboa, Condeixa-a-Nova, Vrilissia (Grécia) and Larnaca (Chipre). O objetivo principal do projeto LIFE PAYT é apoiar os municípios na adoção de tarifas de resíduos PAYT ("Pague-o-que-deita-fora"), que encorajará a adoção de práticas de prevenção e separação dos resíduos, fomentando a recolha seletiva. Pretende-se que as metodologias desenvolvidas possam depois ser estendidas para outros municípios do Sul da Europa, contribuindo para uma melhor gestão dos recursos europeus e para a implementação das estratégias ambientais nacionais e europeias.

O dia 16 de junho acordou quente com o astro rei a brilhar no céu com todo o seu esplendor. Para aproveitar este magnifico tempo e a frescura das margens da ria de Aveiro, fomos de bicicleta observar a Natureza nos percursos da BioRia entre a Ponte Varela e Cais do Bico na Murtosa e Ribeira das Teixugueiras em Pardilhó.

Militares da Guarda Nacional Republicana do Comando Territorial de Aveiro, através dos militares do Posto Territorial de Anadia, procederam ontem, pelas 16H50 à detenção duma mulher com 47 anos, por suspeita de fogo posto a uma área florestal, na localidade de Vila Nova de Monsarros – Anadia.

Pág. 1 de 29
Pub