Pág. 1 de 27

Santa Maria da Feira (160)

Santa Maria da Feira

Situado a sul da AMP, na confluência de um importante conjunto de vias de comunicação, que lhe garantem proximidade aos grandes centros urbanos do Porto, Aveiro e Coimbra, o concelho de Santa Maria da Feira caracteriza-se por uma indústria dinâmica e diversificada, sediando o maior centro mundial de transformação de cortiça e a maior concentração de indústria do calçado, destacando-se também as indústrias de metalomecânica, metalurgia, papel, cerâmica, lacticínios, brinquedos, puericultura e equipamentos para crianças.

Santa Maria da Feira possui importantes motivos turísticos de natureza monumental e paisagística, com destaque para o Castelo, notável exemplar da arquitetura militar medieval, as Termas S. Jorge, considerada uma das melhores estâncias termais do país, o Museu Convento dos Lóios, o Museu de Papel Terras de Santa Maria e o Castro de Romariz. Destaca-se também o complexo do Europarque e Visionarium, o Museu de Santa Maria de Lamas e o Parque Ornitológico Municipal - Zoo de Lourosa, que reúne fauna proveniente dos cinco continentes, devidamente integrada no seu habitat natural, e muitas espécies raras em vias de extinção.

A dinâmica deste concelho passa também pela forte aposta em atividades de interesse cultural e turístico: a Festa das Fogaceiras, o Imaginarius - Festival Internacional de Teatro de Rua, e com especial destaque a Viagem Medieval em Terra de Santa Maria, evento de grande relevo que, durante dez dias, recria espaços e episódios históricos da época medieval.

Fonte: portal.amp.pt

Na manhã chuvosa do dia 14 de janeiro 2018, os juvenis do Clube Desportivo do Tarei e do Arada Atlético Clube, defrontaram-se no campo D. Maria da Guia em Tarei, perante uma pequena assistência em número mas grande no entusiasmo e boa disposição. O encontro sorriu a equipa da casa que ganhou por 4-0. No final os jovens tiveram direito a um merecido repasto nas instalações do clube, composto por frango assado, onde extravasaram toda a sua alegria.

Dia 10 de janeiro, na Secundária da Feira

Pela primeira vez em 12 edições, a Mostra de Fabrico de Fogaça da Feira vai sair do salão nobre do Castelo para uma demonstração técnica e prática na cozinha da Escola Básica e Secundária de Santa Maria da Feira. No dia 10 de janeiro, produtores locais do tradicional pão doce vão revelar aos alunos finalistas do Curso Profissional Técnico de Cozinha e Pastelaria os ‘segredos’ de fabrico da genuína Fogaça da Feira.

No arranque do segundo período letivo | Bandeiras hasteadas e exposição de alunos de Arte são novidades

À semelhança de anos anteriores, a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira vai dinamizar nas escolas do concelho ações de difusão da secular Festa das Fogaceiras, celebrada a 20 de janeiro, e da tradicional Fogaça da Feira. No arranque do segundo período letivo, para além do popular jogo de tabuleiro alusivo à festividade, dirigido a alunos do 1º ciclo, será apresentado um conto encenado às crianças do pré-escolar.

21 dezembro 2017

Cantinho da Fogaceira abre a 3 de janeiro

  • por Ondas da Serra

Espaço para empréstimos, doações e informações

O espaço destinado a empréstimos e doações de vestidos e sapatos brancos utilizados pelas meninas na Festa das Fogaceiras – celebrada a 20 de janeiro – abre as portas no dia 3 de janeiro e mantém o atendimento ao público até ao dia 17. O Cantinho da Fogaceira está instalado no edifício da Loja Interativa de Turismo de Santa Maria da Feira, junto à Câmara Municipal.

14 dezembro 2017

Meninas fogaceiras já podem inscrever-se

  • por Ondas da Serra

Até 11 de janeiro de 2018 | Cantinho da Fogaceira volta a abrir portas para empréstimos e doações

A Câmara Municipal de Santa Maria da Feira tem abertas, até 11 de janeiro, as inscrições para a participação das meninas do concelho no Cortejo Cívico e tradicional Procissão da Festa das Fogaceiras, celebrada a 20 de janeiro, feriado municipal.

Inscrições abertas de 13 a 20 de dezembro

A Câmara de Santa Maria da Feira e o Centro de Formação das Terras de Santa Maria promovem, entre janeiro e março, uma ação de formação acreditada na área do Teatro, dirigida a professores do pré-escolar e 1º ciclo a lecionar no concelho. As inscrições estarão abertas entre 13 e 20 de dezembro.

Pág. 1 de 27
Pub