São João da Madeira possui três edifícios religioso que merecem ser visitados para recolhimento, oração, assistir à prática litúrgica ou simples visita, a Igreja Matriz e Capelas de Santo António e Santa Maria.

O antigo edifício dos Paços do Concelho de S. João da Madeira, um dos mais emblemáticos do município, foi alvo de obras de beneficiação e adaptação para se transformar em Paços da Cultura, com total preservação da traça original.

Os “Circuitos pelo Património Industrial de S. João da Madeira” são um produto turístico que conjuga a recuperação e a preservação do espólio industrial da região e que projeta o património como fonte de dinamização turística daquele que é um polo incontornável do mapa empresarial português.

O conceituado artista urbano português Vhils (Alexandre Farto), com trabalhos presentes nas grandes capitais internacionais,  esculpiu nos muros da Oliva os rostos de antigos trabalhadores dessa antiga e emblemática empresa metalúrgica de S. João da Madeira. Esse "olhar" marca a zona de entrada na Oliva Creative Factory, incubadora criativa e espaço para as artes que nasceu em instalações desativadas da histórica fábrica sanjoanense.

O Núcleo de Arte da Oliva, inaugurado em finais de 2013, é uma instituição cultural que tem por missão sensibilizar o público para a arte contemporânea e para a expressão artística como fundamento de uma cidade criativa e inovadora, assumindo-se como espaço de debate e reflexão sobre a sociedade contemporânea e espaço de promoção e desenvolvimento cultural e criativo da região onde se insere.

Pub