Rio de Frades - Rota do Carteiro Tunel de antiga mina de volfrâmio em Rio de Frades
sábado, 20 janeiro 2018 03:13

Rio de Frades - Rota do Carteiro Destaque

Classifique este item
(3 votos)

Os nossos leitores mais assíduos devem lembrar-se do artigo que fizemos sobre a Rota do Ouro Negro, que começa em Fuste e termina em Rio de Frades. Pois bem regressamos a este último local para explorarmos desta vez a Rota do Carteiro.

Aldeia de TebilhãoRio de Frades fica situado no fundo de um vale e possui uma atmosfera especial, dizem que o nome surgiu quando foram extintas as ordens religiosas em Portugal e alguns homens do clero fugitivos encontraram ali refugio. Ainda hoje não é fácil ali aportar, o local já merecia uma estrada melhor. Quem quiser fazer este percurso ou visitar o local, aconselhamos a deixar o automóvel junto ao cemitério. O problema é que ainda têm que caminhar um bom bocado a descer e no regresso já cansados subir aquela encosta.

Nós arriscamos e fomos como o carro por ali abaixo, ia correndo mal porque deparamo-nos de frente com um camião que fruto dos incêndios tem muito que transportar. Não dava para os veículos se cruzaram, tivemos sorte porque bem perto uma rampa de acesso a uma casa salvou-nos de ter que fazer umas centenas de metros em marcha-atrás a subir, como acontece por vezes segundo os moradores.

Nós fomos estacionar num largo perto duma pequena ponte mesmo à entrada da localidade. Na descida irá encontrar um ponto onde surge uma placa a indicar as minas na parte superior da encosta, tome a estrada da direita.

Já começamos a ser conhecidos por aquelas paragens e encontramos gente amiga, as Senhoras Alice Silva e a Natália Ferreira. Está última confidenciou-nos que foi a neta que lhe mostrou as fotos dela na web que nós lhe tiramos para outro trabalho.

Para os mais aventureiros e em boa forma física, se começarem cedo podem fazer os dois percursos, o PR8 e PR6. Para isso aconselhamos que os façam no verão que tem mais horas de claridade. Se optar por fazer ambos aconselhamos a começarem em Fuste e terminarem a primeira parte em Rio de Frades (PR8), neste lugar começa o percurso até Tebilhão (PR6). Ambos estão bem assinalados, mas atenção são em rota linear e se não quiserem voltar pelo mesmo caminho terão que se organizar de forma a que alguém os possa ir buscar a Rio de Frades ou Tebilhão.

Vamos agora falar um pouco da Rota do Carteiro, é um percurso agradável, com várias paisagens, que passa por antigos locais de mineração, acompanhando a vertente de um vale com um rio no fundo e algumas quedas de água. Passa por pontes e localidades muito bonitas, se bem que as pessoas são mais fechadas que em outros locais, talvez por causa do isolamento. A dado momento quisemos tirar uma foto a um agricultor em Tebilhão, que vociferou “Eu sou algum palhaço, quer uma foto para por nas internetes”, nós respeitamos a sua decisão e não incomodamos mais.

Logo à saída de Rio de Frades surge uma indicação para poder visitar o túnel duma antiga mina desativada. Contudo avisamos que o mesmo anda a ser recuperada pela Câmara Municipal de Arouca, motivo porque está temporariamente fechado. Por sinal os homens que trabalham no mesmo estão hospedados na “Casa do Volfrâmio”, da Alice Silva acima referida. O túnel tem cerca de 200 metros e no final poderá encontrar um rio com uma bonita queda de água. Nós tivemos sorte porque no dia que lá fomos as obras estavam paradas e podemos passar. A nossa amiga atrás referida emprestou-nos uma lanterna para vermos no escuro e literalmente neste caso vimos uma luz ao fundo do túnel.

No lugar de Cabreiros encontram dois cafés, que ficam fora do percurso. Soubemos por uns habitantes que pelo menos um estava aberto, mas não tivemos tempo de o visitar.

O que fica desta incursão é imaginar um tempo em que um homem, perdido nas serras cumpria a sua jornada de trabalho a entregar correio por caminhos tão difíceis e sem se preocupar com o tempo da entrega ou meteorologia. Esse mundo já ficou para trás agora para agarrar esse tempo temos que procurar estes locais onde o tempo é imutável.

Nestas andanças encontramos algumas pessoas interessantes que apresentaremos num próximo artigo, assim como os animais, não havia era necessidade duma cabra sem vergonha nos ter "arremedado" (foto dois).

Informação disponibilizada pelo Arouca Geoparque:

Como o nome indica, este é o percurso feito pelo carteiro, para levar a correspondência às aldeias de Cabreiros, Tebilhão e Rio de Frades. Durante a II Guerra Mundial, estes caminhos foram largamente cruzados, na senda do volfrâmio, de que as aldeias mineiras são, ainda, testemunhos vivos. O largo da aldeia de Rio de Frades ou a Carreira de Moinhos de Tebilhão são os dois possíveis locais de início deste percurso, que é linear. Enquanto se delicia com a paisagem, vá escutando o correr das águas dos vários rios e ribeiras que cruzam o caminho.

Lei também: Ilídio Fernandes de Tebilhão

Informações Caraterísticas do percurso
Altitudes: Rio de Frades (350m) > Cabreiros (730m) > Ponte do Ribeiro Pequenino (660m) > Tebilhão (815m)
Época aconselhada: Todo o ano
Geossítios: G16 - Galeria do Vale da Cerdeira (Rio de Frades)
Outros pontos de interesse: Minas de Rio de Frades, Aldeias de Cabreiros, Tebilhão e Rio de Frades
Ponto de partida: Largo de Rio de Frades

Lida 1176 vezes

Autor

Ondas da Serra

Ondas da Serra® é um Orgão de Comunicação Social com distribuição da informação pela Internet, que visa promover a identidade regional e o turismo através da promoção da cultura, património, monumentos, museus, desporto, economia, gastronomia, ecologia e coletividades dos concelhos da região norte do distrito de Aveiro, Ovar, Santa Maria da Feira, Espinho, São João da Madeira, Oliveira de Azeméis, Vale de Cambra, Arouca e dos restantes municípios desta região.

Itens relacionados

A caminhada à Ilha dos Amores: da balbúrdia ao silêncio

Falcão deu a última ordem de partida para a Ilha dos Amores faltavam 5 minutos para as 14 horas. Num instante, a balbúrdia do cais cedeu ao silêncio. A equipa do Ondas da Serra foi a última a zarpar rumo ao ponto alto da caminhada ‘Em busca do amor’. À nossa espera estava o almoço partilhada entre as 21 pessoas que se aventuraram por Castelo de Paiva este Domingo, 22 de Julho.

Eventos Ondas da Serra

Ondas da Serra pontualmente efetua alguns eventos onde pretendemos envolver a nossa comunidade. Nós achamos ser nosso dever partilhar os nossos conhecimentos, sobre yoga, meditação, amor que temos pela humanidade, património natural e arquitetónico, animais e tradições. Defendemos um mundo melhor, onde as pessoas vivam em harmonia consigo próprias e com o universo, sem semearem a discórdia. Já fomos andar de bicicleta, de bateira na Ria de Aveiro, de barco no Rio Douro, subimos serras, mergulhamos em lagoas, fizemos yoga e meditação e partilhamos almoços em locais fantásticos. Aqui ficam alguns dos nossos momentos, não perca a oportunidade de viajar connosco.

Ondas da Serra foi para Castelo de Paiva em “Busca do Amor”

Realizou-se no passado domingo, dia 22 de julho, mais um evento do Ondas da Serra. Sob o mote “Em busca do amor”, Castelo de Paiva acolheu esta nova iniciativa da nossa comunidade. Duas dezenas de pessoas, oriundas de Ovar, Espinho, Vila Nova de Gaia, Porto e Beja foram à aventura para a Ilha dos Amores. Este evento também foi especial porque a equipa do Ondas da Serra esteve toda presente.