Os caminhos de Covêlo de Paivó Caminhos de Covêlo de Paivó

Os caminhos de Covêlo de Paivó Destaque

Classifique este item
(0 votos)

A aldeia de Regoufe oferece muitas maravilhas para os amantes da natureza e caminhadas. O próprio local tem muitos pontos de interesse, sendo também ponto de partida para os percursos de Drave (PR 14 – A Aldeia Mágica) e Covêlo de Paivó (PR13 - Na senda do Paivó). O percurso que aqui vamos falar é o que fizemos para Covêlo de Paivó.

Os caminhos de Covêlo de PaivóEste trilho não tem subidas muito acentuadas e o seu percurso ladeia o vale em baixo por onde passa o rio Paivó. Este percurso caracteriza-se pelas paisagens deslumbrantes dos vales, montanhas e caminhos que tocam os céus. As pessoas que tiverem vertigens que respirem fundo e deixem-se levar numa prova de autossuperação.

Na nossa caminhada cruzamo-nos com um rebanho de ovelhas e tivemos que fazer de pastores improvisados. As mais corajosas passaram a correr, as outras mais medrosas foram à nossa frente até aparecer uma bifurcação.

Ao chegar Covêlo de Paivó encontramos três homens a espalhar estrume numa terra, para o trator vir depois revirá-la. O terreno pertence a Mário Martins, que tem 61 anos e andava a ser ajudado pelo filho Daniel Martins com 27 anos e o amigo Vítor Figueiredo com 42, como é habitual paramos ali um pouco para trocar dois dedos de conversa.

A aldeia em si é muito bonita com o típico casario em pedra e algumas com telhados em xisto. Só há uma estrada para a aldeia e pelo seu interior circula-se por estreitas vielas e escadarias. Nós descemos até ao fundo e fomos dar um mergulho no rio Paivô para refrescar o corpo e prepara-nos para regressar a Regoufe. Este rio nasce na Serra de Arda, sendo um afluente do Rio Paiva, também conhecido como rio Covêlo.

Leia também: Conhecer Regoufe e Drave

PR13- Na senda do Paivó – Fonte CM de Arouca

Deixe o carro na entrada da aldeia de Regoufe, porque esta não é transitável. Descubra a aldeia, percorrendo as suas ruas estreitas. Aproveite também para visitar as minas de volfrâmio abandonadas. Para iniciar o percurso terá que atravessar a aldeia até às últimas casas, localizadas na zona oeste, onde irá encontrar um trilho. Siga por ele e um pouco mais à frente encontrará um cruzamento. Vire à esquerda.

As grandes lajes que acamam o caminho e que seguem em direção a Paivô, o lugar de destino, estão profundamente marcadas pelo desgaste das incontáveis passagens dos carros de bois, a lembrar histórias já esquecidas. Ao fim de cerca de dois quilómetros a ribeira de Regoufe junta-se ao rio Paivô, que irá acompanhá-lo até Covêlo de Paivó. Estas linhas de água marcam fortemente toda a paisagem ao longo do percurso., sulcando um vale de grande beleza.

Ao chegar a Covêlo de Paivó poderá passear pela aldeia e, mais tarde, poderá procurar a pequena praia fluvial para um merecido descanso. Para voltar ao ponto de partida é só fazer o mesmo percurso, agora em sentido inverso.

Covêlo de Paivó

Freguesia muito antiga, cujos habitantes vivem o presente de olhos postos no futuro. Apostando numa agricultura que já não é só de subsistência, mantêm o apego às tradições: desde a malha do centeio, passando pelas desfolhadas, até à matança do porco. As principais festas e romarias são o S. Pedro, a 29 de junho, a Festa do Senhor, no dia de Corpo de Deus, e as Festas em honra de Nossa Senhora de Fátima e de Santo António, em Maio ou Junho.

Informações:

Distância a percorrer: 9 km: 4,5 km de ida e 4,5 km de volta

Nível de Dificuldade: Baixo

Desníveis: Pouco acentuados, sendo descendente até Covêlo

Tipo de caminho: Tradicional, lageado e bem definido

Lida 454 vezes

Autor

Ondas da Serra

Ondas da Serra® é um Orgão de Comunicação Social com distribuição da informação pela Internet, que visa promover a identidade regional e o turismo através da promoção da cultura, património, monumentos, museus, desporto, economia, gastronomia, ecologia e coletividades dos concelhos da região norte do distrito de Aveiro, Ovar, Santa Maria da Feira, Espinho, São João da Madeira, Oliveira de Azeméis, Vale de Cambra, Arouca e dos restantes municípios desta região.

Itens relacionados

Em busca do Amor

O Ondas da Serra vai realizar um novo evento, vamos tentar procurar, falar e meditar sobre o “Amor” e nada melhor que procurarmos todos a nossa “Ilha dos Amores”. Com esta demanda em mente vamos caminhar para Castelo de Paiva no dia 22 julho.

Demanda pela Ilha dos Amores

A nossa epopeia marítima glorificada pelo nosso poeta mor Luís de Camões, descreve-nos um lugar edílico na “Ilha dos Amores”, Cantos IX e X d'Os Lusíadas. Nestes cantos é revelado a disposição da deusa Vénus em premiar os marítimos portugueses, com um merecido descanso e com prazeres divinos, numa ilha paradisíaca, no meio do oceano, a Ilha dos Amores. Os ventos estavam favoráveis e levou-nos ao encontro desta Ilha em Castelo de Paiva. Localizada em frente ao porto do Castelo, com vista para a Ilha dos Amores, parte um percurso pedestre com o mesmo nome. A sua localizada privilegiada no Rio Douro e junto à foz do Rio Paiva tem uma beleza e encanto especial.

Percursos pedestres/bicicleta em Aveiro

O nosso magnifico distrito possui dezenas de trilhos onde podemos observar a natureza, pássaros, insetos, flores, árvores e escutar um silêncio que dificilmente encontramos no meio urbano. Por vezes durante as caminhadas poderá cruzar-se com os habitantes desses locais, lembrem-se que um cumprimento e um sorriso não custam nada e fazem muito bem. Nós temos falado com pastores, pescadores, idosos e feirantes que sempre nós ensinam algo e nos relembram de outros tempos em que a sociedade estava mais unida.