Pág. 1 de 31

Santa Maria da Feira (186)

Santa Maria da Feira

Situado a sul da AMP, na confluência de um importante conjunto de vias de comunicação, que lhe garantem proximidade aos grandes centros urbanos do Porto, Aveiro e Coimbra, o concelho de Santa Maria da Feira caracteriza-se por uma indústria dinâmica e diversificada, sediando o maior centro mundial de transformação de cortiça e a maior concentração de indústria do calçado, destacando-se também as indústrias de metalomecânica, metalurgia, papel, cerâmica, lacticínios, brinquedos, puericultura e equipamentos para crianças.

Santa Maria da Feira possui importantes motivos turísticos de natureza monumental e paisagística, com destaque para o Castelo, notável exemplar da arquitetura militar medieval, as Termas S. Jorge, considerada uma das melhores estâncias termais do país, o Museu Convento dos Lóios, o Museu de Papel Terras de Santa Maria e o Castro de Romariz. Destaca-se também o complexo do Europarque e Visionarium, o Museu de Santa Maria de Lamas e o Parque Ornitológico Municipal - Zoo de Lourosa, que reúne fauna proveniente dos cinco continentes, devidamente integrada no seu habitat natural, e muitas espécies raras em vias de extinção.

A dinâmica deste concelho passa também pela forte aposta em atividades de interesse cultural e turístico: a Festa das Fogaceiras, o Imaginarius - Festival Internacional de Teatro de Rua, e com especial destaque a Viagem Medieval em Terra de Santa Maria, evento de grande relevo que, durante dez dias, recria espaços e episódios históricos da época medieval.

Fonte: portal.amp.pt

Nas nossas voltas pelo distrito de Aveiro, fomos até Guisande em Santa Maria da Feira, onde descobrimos a sua bonita Igreja Paroquial em honra de São Mamede e Capela de Nossa Senhora da Boa Fortuna.

Caldas de São Jorge é uma freguesia de Santa Maria da Feira, bastante conhecida pelas suas águas termais, mas que tem outras riquezas à espera de serem descobertas.

No fundo de um florido vale, por onde serpentei o rio Lage, num lugar que poucos conhecem por Penouco, em Cabomonte, na Rua da Ponte, nasceu a 21 de janeiro de 2009, a ALMISOUTO - Associação de Lazer S. Miguel do Souto, nos “Antigos Moinhos do Fidalgo”, num terreno e casa rústica que o tempo já tinha tomado posse.

A discrição da sede da Rosto Solidário colide com a preponderância da organização não governamental para o desenvolvimento para a ação social em Santa Maria da Feira. A cooperação para o desenvolvimento, a educação e cidadania global e o apoio à família são os três eixos da associação que nasce pela impossibilidade de “ignorar o que se passa à volta das pessoas”, afirma o padre Pires.

A partir de 12 de Setembro, Terça-feira é dia de falar sobre marketing digital. A primeira edição do ciclo de webinars conta com 10 oradores profissionais e, ao longo de 3 meses, poderá assistir todas semanas, e gratuitamente, a uma conferência digital sobre um tópico integrado no tema ‘Experiências digitais’.

O equilíbrio entre a emoção e o intelectual define Bruno Monteiro enquanto um dos melhores violinistas portugueses da atualidade. Nasceu no Porto, vive em Santa Maria de Lamas, e falou com o Ondas da Serra sobre as experiências emocionais que cria sempre que toca violino. “Tocar para as pessoas é comunicar emoções e raciocínio. É tudo.” A trabalhar no 12.º álbum, o artista promete mais um trabalho fora do comum, “apaixonado e obscuro”.

Pág. 1 de 31