Pág. 1 de 24

Ovar (141)

Ovar

O concelho de Ovar dispõe de uma excelente localização e ótimas acessibilidades. Localizado no Distrito de Aveiro, ocupa uma posição excêntrica no litoral norte, ficando próxima dos maiores centros urbanos do Norte e Centro de Portugal – Porto e Aveiro.

Com uma área total de 160.64 Km2. Integra oito freguesias Arada, Cortegaça, Esmoriz, Maceda, Ovar, S. João, s. Vicente de Pereira e Válega.

Substituindo um antigo concelho extinto, Ovar teve carte de fora dada por D. Manuel I, em 10 de fevereiro de 1514. Terra de lavradores, pescadores, comerciantes e artesãos. Ovar conheceu os rumos da industrialização e urbanização a partir doa anos 50 do século passado.

O desenvolvimento económico não perturbou os hábitos multisseculares, mantendo vivas as tradições do Cantar dos Reis, das Procissões Quaresmais, das festividades de verão e da grande festa popular que é o Carnaval.

O concelho de ovar dispõe de um património natural riquíssimo (a floresta, a Ria e as praias), um importante património arquitetónico e cultural (azulejo e arte sacra), o afamado Pão-de-Ló de Ovar, tudo isto aliado à modernidade de uma rede de acessos privilegiada, várias zonas industriais, comércio e serviços, equipamentos desportivos de qualidade e de uma rede de ecopistas e ciclovias com ais de 40 km de extensão.

A esplanada tem vista privilegiada para o jardim público mais antigo de Ovar. A rua António Coentro de Pinho encaminha para a Estação Ferroviária da cidade. Aberta todos os dias, entre as 07h e as 20h, a Confeitaria e Pastelaria Garrett é perfeita para tomar o pequeno-almoço antes de apanhar o comboio, ler o jornal, comprar O Pão-de-Ló de Ovar, e experimentar o pão e regueifa da Marinha.

A revolução industrial e a eletricidade permitiu ao povo, principalmente no ocidente, automatizar uma serie de tarefas domésticas para aumentar a sua qualidade de vida e supostamente lhe dar mais tempo. Com estes adventos surgiram toda uma serie de parafernália mecânica para auxiliar na cozinha, higiene pessoal, tratamento da roupa, jardinagem e outras tarefas quotidianas.

A Taberna do Dom Joaquim foi o local escolhido pela Comunidade Carioca de Ovar se encontrar ao jantar do dia 03 de fevereiro e entregaram ao Presidente da Câmara Municipal de Ovar, Salvador Malheiro, um projeto de lei, onde o município do Rio de Janeiro, declara que as duas cidades passam a ser irmãs.

Luzes, relva, ação. A inauguração do novo court de Padel nas instalações da Safina, a única empresa produtora de relva artificial em Portugal, juntou centenas de pessoas e atletas da modalidade, no passado dia 20 de janeiro. Aqueles que não faltaram à chamada tiveram a oportunidade de pisar o campo e testar as suas qualidades, comprovando os quarenta e sete anos de know-how do seu produto naturalmente melhor.

A cidade de Ovar é conhecida pelo seu Carnaval e forma apaixonada como os vareiros o vivem. Esta festa tem extravasado as fronteiras do município e de Portugal atraindo cada vez mais pessoas. Um evento com esta magnitude não se faz sem ajuda de centenas de voluntários, que colocam o seu amor, tempo e talento para o corso sair à rua. Ondas da Serra foi visitar a Aldeia do Carnaval integrado num programa de visitas guiadas promovidas pela secção de turismo do município, para dar a conhecer um pouco dos bastidores deste evento.

O Comando Territorial de Aveiro da Guarda Nacional Republicana, através do Destacamento Territorial de Ovar, no dia 19 de janeiro, deteve um indivíduo de 47 anos por posse de armas ilegais e violência doméstica, na localidade de Esmoriz.

Pág. 1 de 24
Pub