Pedalando por Válega e Madail Pardilhó | Junto à Rua da Casa do Frade

Pedalando por Válega e Madail Destaque

Classifique este item
(1 Vote)

Numa das nossas viagens resolvemos passear de bicicleta por três concelhos, Ovar, Oliveira de Azeméis e Estarreja. Diz a sabedoria popular que por vezes as pessoas não valorizam as riquezas das suas terras. Isto remete para a questão que tantas vezes abordamos, “olhar e não Ver, escutar sem Ouvir”. Vamos ver como uma simples viagem trivial pode transformar-se em algo especial.

LoureiroSaímos de Ovar em direção a Valdágua, onde passamos pela moderna capela Nossa Senhora das Dores, perto da Associação Cultural e Recreativa de Valdágua.

Continuamos a pedalar em direção a Porto Laboso em Válega, onde encontramos na Rua Dr. Albino Borges de Pinho, uma capela em ruínas bem visível para quem passa na A29, sentido sul-norte, junto a um viaduto superior. Pensamos que a mesma será dedicada à Imaculada Conceição, conforme uma inscrição que tem numa placa datada de 25-3-1858. Era importante este património religioso ser recuperado, se alguém nos quiser ajudar pode enviar-nos a razão para tão decrepito estado e a sua história.

Seguimos viagem pela Rua dos Lavradores, onde paramos junto à ponte e lavadouro ali existentes. A meio dessa rua fomos encontrar Alcino Monteiro, sentado numa cadeira na face da estrada, a fazer uma cesta em vime. O mesmo é o patriarca duma família de etnia cigana, que vive em frente numas barracas precárias.

Ler também: Inácio Monteiro | Cesteiro

A viagem continuou em direção a Passô, onde estavam a preparar o lugar para a festa que se realizou no passado fim-de-semana em honra de São Bento. As ruas já tinham arcos com a iluminação noturna e na Capela de São Bento mulheres muito atarefadas faziam limpezas e preparavam os andores para celebrarem a sua fé.

No lugar de Pardieiro, passamos pela Capela de São Lazaro e em São Martinho da Gândara pela Associação de Comandos “Mama Sume”.

Em Madail e Loureiro visitamos as respetivas Igrejas, que são sempre grandiosas e engrandecem os locais onde são edificadas. Aqui encontramos também alguns pelourinhos.

Já em Estarreja na estrada para Oliveira de Azeméis, fotografamos uma fotogénica família de etnia cigana que viajava numa carroça.

Chegamos à EN 109 fomos a caminho de Pardilhó, onde passamos pelo Moinho da Arcã, junto ao viaduto sobre a linha ferroviária do Norte. Nesta localidade na Rua da Casa do Frade, deparámo-nos com um bonito postal, onde da natureza brotou uma pequena planície onde pastavam cavalos, emoldurada por serras e arvoredos, pintadas em tons azuis e verdes. Ali perto uns barracos improvisados com paus e ferros faziam lembrar uma “installation art”. Regressamos a Ovar pela Rua Dr. José Eduardo Sousa Lamy e atravessamos a cidade pelo parque que começa junto à Escola de Artes e Ofícios. Pelo caminho fizemos outras descobertas que serão tratadas noutro artigo.

Lida 182 vezes

Autor

Ondas da Serra

Ondas da Serra® é um Orgão de Comunicação Social com distribuição da informação pela Internet, que visa promover a identidade regional e o turismo através da promoção da cultura, património, monumentos, museus, desporto, economia, gastronomia, ecologia e coletividades dos concelhos da região norte do distrito de Aveiro, Ovar, Santa Maria da Feira, Espinho, São João da Madeira, Oliveira de Azeméis, Vale de Cambra, Arouca e dos restantes municípios desta região.

Itens relacionados

Eventos Ondas da Serra

Ondas da Serra pontualmente efetua alguns eventos onde pretendemos envolver a nossa comunidade. Nós achamos ser nosso dever partilhar os nossos conhecimentos, sobre yoga, meditação, amor que temos pela humanidade, património natural e arquitetónico, animais e tradições. Defendemos um mundo melhor, onde as pessoas vivam em harmonia consigo próprias e com o universo, sem semearem a discórdia. Já fomos andar de bicicleta, de bateira na Ria de Aveiro, de barco no Rio Douro, subimos serras, mergulhamos em lagoas, fizemos yoga e meditação e partilhamos almoços em locais fantásticos. Aqui ficam alguns dos nossos momentos, não perca a oportunidade de viajar connosco.

Pedalando por Válega e Avanca

Um destes dias fomos pedalar por Válega e Avanca. Iniciamos o percurso pela Rua Ponte de Pedra, perto da linha do norte da CP e do viaduto da Avenida D. Maria II em Ovar. Pedalamos alguns quilómetros em direção a sul, pela Rua do Afreixo, por um caminho de terra batida, sempre com a linha pelo nosso lado direito. A dada altura perto do apeadeiro de Válega tivemos que passar para o outro lado da linha e continuamos a pedalar em direção a sul, mas agora com a linha pelo nosso lado esquerdo.

Percursos pedestres/bicicleta em Aveiro

O nosso magnifico distrito possui dezenas de trilhos onde podemos observar a natureza, pássaros, insetos, flores, árvores e escutar um silêncio que dificilmente encontramos no meio urbano. Por vezes durante as caminhadas poderá cruzar-se com os habitantes desses locais, lembrem-se que um cumprimento e um sorriso não custam nada e fazem muito bem. Nós temos falado com pastores, pescadores, idosos e feirantes que sempre nós ensinam algo e nos relembram de outros tempos em que a sociedade estava mais unida.