O parque urbano Ovar, inaugurado em 5 de Janeiro de 2013 pelo, então, presidente da Câmara Municipal Manuel Alves de Oliveira, permitiu reabilitar uma zona importante da cidade. Agora, vareios e forasteiros podem passear pelos seus recantos, brincar, praticar desporto, caminhar, descansar ou ficar pelo café. Ali bem próximo, junto ao parque da Srª da Graça, outra zona foi reabitada e dá acesso à zona do Casal, onde foi reabilitada uma antiga fábrica de papel para dar lugar à Escola de Artes e Ofícios. As duas zonas têm em comum o facto de partilharem o Rio Cáster e as suas margens comunicarem por bonitas pontes.

Descobrir todos os segredos do Parque Ambiental do Buçaquinho em apenas uma visita é praticamente impossível. O espaço lúdico-pedagógico localiza-se entre Esmoriz e Cortegaça, no concelho de Ovar, e é o parque urbano ideal para um retiro. As plantas aromáticas, as seis lagoas, o parque infantil e os trilhos compõem 24 hectares de um manto verde e repleto de vida.

A barrinha de Esmoriz/Lagoa de Paramos parecia em tempos condenada ao infortúnio. No entanto, em setembro de 2016, arrancaram os trabalhos de requalificação e em junho deste ano abriram os passadiços. Esta zona lagunar fica situada na fronteira entre os concelhos de Espinho e Ovar e tem boas acessibilidades seja de carro ou comboio.

O parque do Buçaquinho é um espaço ambiental lúdico-pedagógico, com diversos recursos naturais ao nível da fauna e da flora, disponibilizando ainda um conjunto de equipamentos que permitem atividades pedagógicas no âmbito da educação e interpretação ambiental, do birdwatching e das energias renováveis e atividades de lazer ao ar livre.

Pub