Trilho das “Terra de Granito” Destaque

Classifique este item
(1 Vote)

Antes de se ter abatido o dilúvio durante o mês de março, a nossa equipa teve ainda tempo de ir fazer a Macieira de Alcôba – Águeda, o PR4 - Trilho das “Terra de Granito”.

Igreja Paroquial de São MartinhoEsta aldeia tem na sua entrada um bonito cartão de visita, que remete para a sua história de produção de milho. Estacionamos o carro junto à Igreja Paroquial de São Martinho e gostamos logo do que vimos. Esta aldeia é boa para quem gosta de ambientes rurais, calma, sossego e águias a cruzar os céus que a espaços soltam o seu pio. Sobranceira à aldeia, como guardiã, espreitava a torre da Capela de Nª Srª de Fátima.

Depois de observamos a aldeia subimos as escadarias da capela e tivemos uma agradável surpresa, a porta para a torre sineira estava aberta e não enjeitamos a oferta, com muito respeito subirmos a escadaria giratória em granito e podemos tirar magnificas fotos e vislumbrar dum local privilegiado a aldeia em redor. Um sino tinha a seguinte inscrição “1899 – BRAGA VIUVA DE NARCISO A. C”, no centro estava destacada a palavra “BRAGA”, que pensamos possa ter sido nome de uma família.

Leia também: Macieira de Alcôba - Parta à descoberta dos seus encantos e tradições

Metemo-nos ao caminho, seguindo as placas e conversando com os animais que iam aparecendo, cabras, ovelhas e outras criações pastorícias. Como é habitual conversamos com as gentes locais e brevemente serão publicados os seus testemunhos.

Este percurso é muito rico e diversificado, onde podemos encontrar muitas rochas graníticas, casario em ruínas, miradouros, edifícios e tradições religiosas. O que nós mais gostamos foi ver os animais pelo caminho, a magnifica vista do miradouro do Monte da Junqueira, os rios, a floresta, as pedras em granito nas construções das casas ou espalhadas pela paisagem.

No final do percurso já não fomos a tempo de visitar o Centro Interpretativo do Milho antigo, no domingo seguinte iria ser feita uma apresentação da confeção tradicional da broa caseira. Nós não podemos ir, mas não faltaram oportunidades.

Leia também: Trilho da Ponte de Ferro

O trilho está bem assinalado, contudo junto à Capela do Carvalho, não existe sinalização, ou não não a vimos, para não se enganar deve descer em direção ao casario da aldeia ali próximo, onde encontra logo placas indicativas. O que não deve fazer se estiver de frente para a capela é seguir pelo caminho da esquerda, descendo por uma encosta.

Como chegar: Nós como viemos do norte utilizamos a A29, sentido norte-sul, saímos para a A25 em direção a Viseu. Aqui abandonados esta via no corte para as Talhadas, tomando a direção de Águeda. A dada altura viramos em direção a A-dos-Ferreiros e Préstimo, depois é sempre em frente não tem como se enganar.

Leia também: Rostos de Macieira de Alcôba
Leia também: As vinhas Casa D’Almear

Download do desdobrável da CM Águeda.

Pontes de Interesse Informações
  • Aldeia de Macieira de Alcôba;
  • Igreja Paroquial de São Martinho;
  • Centro Interpretativo do Milho antigo;
  • Piscina fluvial;
  • Hortas Velhas, antigas hortas com os seus corrais em ruínas;
  • Capela de Nª Srª da Guia, onde existe um parque de merendas e se realiza no terceiro domingo do mês de agosto a festa do “Milagre d'Urgueira”;
  • Miradouro do Monte da Junqueira, onde se pode vislumbrar na linha do horizonte Águeda e Aveiro;
  • Forno da Urgueira;
  • Aldeia do Carvalhal;
  • Capela do Carvalho;
  • Capela de Nª Srª de Fátima, sobranceira à aldeia;
Partida e chegada: Macieira de Alcôba (Largo da Igreja de S. Martinho) ou Urgueira
Âmbito: Ambiental, paisagístico, geológico, cultural e desportivo
Tipo de percurso: de pequena rota, circular, por caminhos urbanos, rurais e florestais pedestres
Distância: 8 km
Duração prevista: 3/4 horas
Grau de dificuldade: Médio/Elevado
Época aconselhada: todo o ano
Estado: Aberto
Fonte: CM Águeda

Lida 212 vezes

Autor

Ondas da Serra

Ondas da Serra® é um Orgão de Comunicação Social periódico, distribuído electronicamente, que visa através da inserção de notícias, promover a identidade regional, o turismo, e a divulgação/defesa do património natural, arquitectónico, pessoas, animais e tradições, dos concelhos da região norte do distrito de Aveiro, nomeadamente: Ovar, Santa Maria da Feira, Espinho, São João da Madeira, Oliveira de Azeméis, Vale de Cambra e Arouca e do forma mais geral dos restantes municípios do distrito.

Itens relacionados

Passadiços de Aveiro em harmonia com a ria

Debaixo duma forte borrasca, com a chuva e o vento a fustigar-nos fomos ao encontro dos novos passadiços de Aveiro. A autarquia aproveitando as potencialidades da Ria, construiu um via pedonal e ciclável, que coloca o visitante em contacto direito com a laguna, a fauna e flora duma forma harmoniosa.

Pardilhó encantos e recantos

Pardilhó é uma vila pertencente ao concelho de Estarreja, nascida junto à Ria de Aveiro, repleta de encantos e recantos que facilmente enamoram o visitante. Esta terra possui uma atmosfera especial, um tempo peculiar e gentes afáveis e trabalhadoras.

Percursos pedestres/bicicleta em Aveiro

O nosso magnifico distrito possui dezenas de trilhos onde podemos observar a natureza, pássaros, insetos, flores, árvores e escutar um silêncio que dificilmente encontramos no meio urbano. Por vezes durante as caminhadas poderá cruzar-se com os habitantes desses locais, lembrem-se que um cumprimento e um sorriso não custam nada e fazem muito bem. Nós temos falado com pastores, pescadores, idosos e feirantes que sempre nós ensinam algo e nos relembram de outros tempos em que a sociedade estava mais unida.