Trilho das “Terra de Granito” Destaque

Classifique este item
(1 Vote)

Antes de se ter abatido o dilúvio durante o mês de março, a nossa equipa teve ainda tempo de ir fazer a Macieira de Alcôba – Águeda, o PR4 - Trilho das “Terra de Granito”.

Igreja Paroquial de São MartinhoEsta aldeia tem na sua entrada um bonito cartão de visita, que remete para a sua história de produção de milho. Estacionamos o carro junto à Igreja Paroquial de São Martinho e gostamos logo do que vimos. Esta aldeia é boa para quem gosta de ambientes rurais, calma, sossego e águias a cruzar os céus que a espaços soltam o seu pio. Sobranceira à aldeia, como guardiã, espreitava a torre da Capela de Nª Srª de Fátima.

Depois de observamos a aldeia subimos as escadarias da capela e tivemos uma agradável surpresa, a porta para a torre sineira estava aberta e não enjeitamos a oferta, com muito respeito subirmos a escadaria giratória em granito e podemos tirar magnificas fotos e vislumbrar dum local privilegiado a aldeia em redor. Um sino tinha a seguinte inscrição “1899 – BRAGA VIUVA DE NARCISO A. C”, no centro estava destacada a palavra “BRAGA”, que pensamos possa ter sido nome de uma família.

Leia também: Macieira de Alcôba - Parta à descoberta dos seus encantos e tradições

Metemo-nos ao caminho, seguindo as placas e conversando com os animais que iam aparecendo, cabras, ovelhas e outras criações pastorícias. Como é habitual conversamos com as gentes locais e brevemente serão publicados os seus testemunhos.

Este percurso é muito rico e diversificado, onde podemos encontrar muitas rochas graníticas, casario em ruínas, miradouros, edifícios e tradições religiosas. O que nós mais gostamos foi ver os animais pelo caminho, a magnifica vista do miradouro do Monte da Junqueira, os rios, a floresta, as pedras em granito nas construções das casas ou espalhadas pela paisagem.

No final do percurso já não fomos a tempo de visitar o Centro Interpretativo do Milho antigo, no domingo seguinte iria ser feita uma apresentação da confeção tradicional da broa caseira. Nós não podemos ir, mas não faltaram oportunidades.

Leia também: Trilho da Ponte de Ferro

O trilho está bem assinalado, contudo junto à Capela do Carvalho, não existe sinalização, ou não não a vimos, para não se enganar deve descer em direção ao casario da aldeia ali próximo, onde encontra logo placas indicativas. O que não deve fazer se estiver de frente para a capela é seguir pelo caminho da esquerda, descendo por uma encosta.

Como chegar: Nós como viemos do norte utilizamos a A29, sentido norte-sul, saímos para a A25 em direção a Viseu. Aqui abandonados esta via no corte para as Talhadas, tomando a direção de Águeda. A dada altura viramos em direção a A-dos-Ferreiros e Préstimo, depois é sempre em frente não tem como se enganar.

Leia também: Rostos de Macieira de Alcôba
Leia também: As vinhas Casa D’Almear

Download do desdobrável da CM Águeda.

Pontes de Interesse Informações
  • Aldeia de Macieira de Alcôba;
  • Igreja Paroquial de São Martinho;
  • Centro Interpretativo do Milho antigo;
  • Piscina fluvial;
  • Hortas Velhas, antigas hortas com os seus corrais em ruínas;
  • Capela de Nª Srª da Guia, onde existe um parque de merendas e se realiza no terceiro domingo do mês de agosto a festa do “Milagre d'Urgueira”;
  • Miradouro do Monte da Junqueira, onde se pode vislumbrar na linha do horizonte Águeda e Aveiro;
  • Forno da Urgueira;
  • Aldeia do Carvalhal;
  • Capela do Carvalho;
  • Capela de Nª Srª de Fátima, sobranceira à aldeia;
Partida e chegada: Macieira de Alcôba (Largo da Igreja de S. Martinho) ou Urgueira
Âmbito: Ambiental, paisagístico, geológico, cultural e desportivo
Tipo de percurso: de pequena rota, circular, por caminhos urbanos, rurais e florestais pedestres
Distância: 8 km
Duração prevista: 3/4 horas
Grau de dificuldade: Médio/Elevado
Época aconselhada: todo o ano
Estado: Aberto
Fonte: CM Águeda

Lida 191 vezes

Autor

Ondas da Serra

Ondas da Serra® é um Orgão de Comunicação Social com distribuição da informação pela Internet, que visa promover a identidade regional e o turismo através da promoção da cultura, património, monumentos, museus, desporto, economia, gastronomia, ecologia e coletividades dos concelhos da região norte do distrito de Aveiro, Ovar, Santa Maria da Feira, Espinho, São João da Madeira, Oliveira de Azeméis, Vale de Cambra, Arouca e dos restantes municípios desta região.

Itens relacionados

Pessoas empreendedoras

Há pessoas que nasceram com uma ambição, força e coragem que lhes permitem criar e desenvolver ideias que se traduzem muitas vezes em negócios de sucesso. Esta caraterística de empreendedorismo não é exclusiva de nenhum género, raça ou instrução, é uma maneira de ser. Ondas da Serra selecionou alguns exemplos de negócios que podem ser apontados como exemplo e dar força a quem pensa criar um negócio, ou já começou e enfrenta problemas e desafios que só podem ser vencidos com perseverança e resiliência. “O sucesso não é definitivo, a falha não é fatal. O que importa é a coragem de continuar.” Winston Churchill

A caminhada à Ilha dos Amores: da balbúrdia ao silêncio

Falcão deu a última ordem de partida para a Ilha dos Amores faltavam 5 minutos para as 14 horas. Num instante, a balbúrdia do cais cedeu ao silêncio. A equipa do Ondas da Serra foi a última a zarpar rumo ao ponto alto da caminhada ‘Em busca do amor’. À nossa espera estava o almoço partilhada entre as 21 pessoas que se aventuraram por Castelo de Paiva este Domingo, 22 de Julho.

Eventos Ondas da Serra

Ondas da Serra pontualmente efetua alguns eventos onde pretendemos envolver a nossa comunidade. Nós achamos ser nosso dever partilhar os nossos conhecimentos, sobre yoga, meditação, amor que temos pela humanidade, património natural e arquitetónico, animais e tradições. Defendemos um mundo melhor, onde as pessoas vivam em harmonia consigo próprias e com o universo, sem semearem a discórdia. Já fomos andar de bicicleta, de bateira na Ria de Aveiro, de barco no Rio Douro, subimos serras, mergulhamos em lagoas, fizemos yoga e meditação e partilhamos almoços em locais fantásticos. Aqui ficam alguns dos nossos momentos, não perca a oportunidade de viajar connosco.