Praia Fluvial de Burgães – Uma joia de águas cristalinas Praia Fluvial de Burgães com as comportas fechadas e água no limite máximo
quinta, 27 julho 2017 08:59

Praia Fluvial de Burgães – Uma joia de águas cristalinas

Classifique este item
(0 votos)

Em Vale de Cambra, muito perto do centro fica situada a praia fluvial de Burgães, ontem “Ondas da Serra” foi visitar este local. Chegamos bastante cedo e ficamos um pouco admirados por a mesma ter pouca água, mas uma senhora que apanhava os primeiros raios de sol da manhã depressa nos descansou dizendo que durante a noite funcionários camarários abrem as comportas do açude ali existente e que as voltam a fechar pela manhã. Efetivamente podemos comprovar que a água subia rapidamente na praia à nossa frente.

Esta praia tem magníficos acessos rodoviários, se bem que a estrada que liga Vale de Cambra a Burgães, antes de chegar à ponte sobre o rio Caima não possui nenhuma indicação para a mesma. O local possui um extenso relvado, areia limpa, frondosas árvores e bancos que permitem às pessoas caminhar ou descansar à beira rio abrigadas do calor.

O fundo do rio não tem pedras em demasia e permite nadar com facilidade, mas atenção à sua profundidade que varia e há zonas que quem não souber nadar perde o pé. Para os mais aventureiros uma árvore na margem oposta com uma corda amarrada, permite dar saltos para a água de forma acrobática ou mais atabalhoada.

Quem quiser praticar desportos pode fazê-lo num campo de futebol e voleibol ali situados. Para os mais pequenos foi construído um parque infantil. O local tem também um estabelecimento que confeciona refeições ligeiras. No final do dia pode pode tomar uma chuveirada no exterior como nas praias mais afamadas.

Esta praia é vigiada através dum nadador salvador e as suas águas são regularmente analisadas. Nesse dia estava de serviço José Martins, que acedeu a falar com o Ondas e que será tema doutro artigo onde vamos conhecer melhor este jovem.

Outro motivo de interesse é estar situada numa área rural que permite ver em redor campos cultivados de milho. Ao longe avista-se a Igreja Paroquial de São Pedro de Castelões da freguesia com o mesmo nome. A nossa equipa não perdeu a oportunidade de andar a passear no meio dos campos e cheirar as espigas, o problema foi as sementes que fizemos esvoaçar no ar e que provocaram comichão no corpo, nada que uns mergulhos no rio não resolvesse.

Venha banhar-se nestas límpidas águas que nascem no planalto da Serra da Freita e dão corpo ao Rio Caima que vai desaguar no Vouga. Esta praia faz parte da Rota da Água e da Pedra que se inserem no circuito das montanhas mágicas deste concelho.

Perto da praia fica situado o fontanário de Santa Cruz que aproveita um pequeno afluente do Caima, testemunho de tempos antigos onde as redes de água eram importantes para matar a sede às populações e darem vida aos campos agrícolas. Mais a montante, fica situado o açude do Moreira, que abastece parte da rede de rega de Burgães, que percorre mais de 20 Km para regar os campos em redor de Vale de Cambra.

Aqui o vale da cidade sede de concelho protege o local dos ventos, o calor reina e a temperatura da água é amena. O silencio e a tranquilidade iram tornar o seu dia inesquecível e a calma das águas e a pouca profundidade junto às margens vão tirar todas as energias dos seus filhos numa tarde que irá ser por certo inesquecível.

Leia também o artigo com a conversa que tivemos com o nadador-salvador de serviço, José Martins: Ler artigo.

Lida 1271 vezes

Autor

Ondas da Serra

Ondas da Serra® é um Orgão de Comunicação Social periódico, distribuído electronicamente, que visa através da inserção de notícias, promover a identidade regional, o turismo, e a divulgação/defesa do património natural, arquitectónico, pessoas, animais e tradições, dos concelhos da região norte do distrito de Aveiro, nomeadamente: Ovar, Santa Maria da Feira, Espinho, São João da Madeira, Oliveira de Azeméis, Vale de Cambra e Arouca e do forma mais geral dos restantes municípios do distrito.

Itens relacionados

É tão bonito! Onde fica?

O chão de madeira serpenteia entre a maior zona lagunar do Norte de Portugal com o brilho que só a natureza pode proporcionar. Os passadiços da Barrinha de Esmoriz, no concelho de Ovar, são o passeio idílico para amantes de praia, natureza e emoções. É bonito por tudo o que oferece a quem o visita. Simples e poderoso.

Pedalando por Válega e Avanca

Um destes dias fomos pedalar por Válega e Avanca. Iniciamos o percurso pela Rua Ponte de Pedra, perto da linha do norte da CP e do viaduto da Avenida D. Maria II em Ovar. Pedalamos alguns quilómetros em direção a sul, pela Rua do Afreixo, por um caminho de terra batida, sempre com a linha pelo nosso lado direito. A dada altura perto do apeadeiro de Válega tivemos que passar para o outro lado da linha e continuamos a pedalar em direção a sul, mas agora com a linha pelo nosso lado esquerdo.

Rio Inha em Canedo

A margem esquerda do Rio Inha em Canedo foi requalificada, dotando-o com uma bonita frente ribeirinha com cerca de três quilómetros. Quem circular pela Estrada Nacional 222 entre Canedo e Castelo de Paiva, antes da Ponte do Inha, vira à direita e desce para a Rua da Ribeirinha, onde começa o percurso, que termina no Rio Douro.