PR6- Caminho do Carteiro na árdua volta de Rio de Frades Tunel de antiga mina de volfrâmio em Rio de Frades Ondas da Serra
sábado, 20 janeiro 2018 03:13

PR6- Caminho do Carteiro na árdua volta de Rio de Frades

Classifique este item
(4 votos)

O PR6 Caminho do Carteiro é um árduo trilho, sempre a subir, por escadarias em pedra e encostas íngremes, que começa em Rio de Frades e percorre a antiga volta que estes homens faziam para entregar a correspondência nesta aldeia e nas de Cabreiros e Tebilhão. Pelo caminho passa por uma antiga mina de exploração de volfrâmio, num túnel aberto pelo interior da montanha e que foi requalificado. As encostas têm uma com vista assombrosa para o fundo do vale, que estarrecem os mais temerosos e antigas explorações deste minério que eram feitas muitas vezes de forma ilegal, esburacando a serra em busca do ouro negro.

PR6- Caminho do Carteiro - Ponto de Partida em Rio de Frades

PR6 - Caminho do Carteiro - Rio de Frades - Arouca

Rio de Frades fica situado no fundo de um vale e possui uma atmosfera especial, dizem que o nome surgiu quando foram extintas as ordens religiosas em Portugal e alguns homens do clero fugitivos encontraram ali refúgio. Ainda hoje não é fácil ali aportar, o local já merecia uma estrada melhor. Quem quiser fazer este percurso ou visitar o local, aconselhamos a deixar o automóvel junto ao cemitério. O problema é que ainda têm que caminhar um bom bocado a descer e no regresso já cansados subir aquela encosta.

Nós arriscamos e fomos como o carro por ali abaixo, ia correndo mal porque deparamo-nos de frente com um camião que fruto dos incêndios tem muito que transportar. Não dava para os veículos se cruzarem, tivemos sorte porque bem perto uma rampa de acesso a uma casa salvou-nos de ter que fazer umas centenas de metros em marcha-atrás a subir, como acontece por vezes segundo os moradores.

Nós fomos estacionar num largo perto duma pequena ponte mesmo à entrada da localidade. Na descida irá encontrar um ponto onde surge uma placa a indicar as minas na parte superior da encosta, tome a estrada da direita.

Já começamos a ser conhecidos por aquelas paragens e encontramos gente amiga, as Senhoras Alice Silva e a Natália Ferreira. Está última confidenciou-nos que foi a neta que lhe mostrou as fotos dela na web que nós lhe tiramos para outro trabalho.

Para os mais aventureiros e em boa forma física, se começarem cedo podem fazer os dois percursos, o PR8 e PR6. Para isso aconselhamos que os façam no verão que tem mais horas de claridade. Se optar por fazer ambos aconselhamos a começarem em Fuste e terminarem a primeira parte em Rio de Frades (PR8), neste lugar começa o percurso até Tebilhão (PR6). Ambos estão bem assinalados, mas atenção são em rota linear e se não quiserem voltar pelo mesmo caminho terão que se organizar de forma que alguém os possa ir buscar a Rio de Frades ou Tebilhão.

Descrição da PR6- Caminho do Carteiro

PR6 - Caminho do Carteiro - Área mineira desativada

Vamos agora falar um pouco da Rota do Carteiro, é um percurso agradável, com várias paisagens, que passa por antigos locais de mineração, acompanhando a vertente de um vale com um rio no fundo e algumas quedas de água. Passa por pontes e localidades muito bonitas, se bem que as pessoas são mais fechadas que em outros locais, talvez por causa do isolamento. A dado momento quisemos tirar uma foto a um agricultor em Tebilhão, que vociferou “Eu sou algum palhaço, quer uma foto para pôr nas internetes”, nós respeitamos a sua decisão e não nos incomodamos mais.

Logo à saída de Rio de Frades surge uma indicação para poder visitar o túnel da antiga mina desativada, que foi neste espaço de tempo, recuperado pela Câmara Municipal de Arouca. Os homens que fizeram as obras neste túnel ficaram hospedados na “Casa do Volfrâmio”, da Alice Silva acima referida. O túnel tem cerca de 200 metros e no final poderá encontrar um rio com uma bonita queda de água. Nós tivemos sorte porque no dia que lá fomos as obras estavam paradas e podemos passar. A nossa amiga atrás referida emprestou-nos uma lanterna para vermos no escuro e literalmente neste caso vimos uma luz ao fundo do túnel.

Ficha Técnica do PR6- Caminho do Carteiro

• Aldeia de Cabreiros;
  • Aldeia de Tebilhão;

Túnel de Rio de Frades 2

"O túnel faz parte da antiga galeria mineira denominada Vale da Cerdeira, que foi a mais produtiva em volfrâmio do Couto Mineiro e é possível atravessá-la, em segurança, percorrendo uma distância de 400 metros.  Convém levar lanternas porque, apesar de haver luz ao fundo do túnel, na realidade é mesmo escuro. Durante a travessia pode ver algumas galerias e as escoras que seguram a mina. À entrada da mina, encontra a imagem de Santa Bárbara protetora dos mineiros e das trovoadas e chuvas fortes.

À saída do túnel, pode admirar, de imediato, numa ribeira afluente do Rio de Frades, uma bela cascata de águas cristalinas e, assim, desfrutar da Natureza em estado puro.  Mas, se continuar o percurso, vai encontrar outras cascatas e lagoas de uma beleza indescritível! O cenário é brutal, único, sem dúvida o melhor que a natureza pode oferecer. Também as características geológicas de Rio de Frades fazem destas cascatas lugares elegíveis para a prática de canyoning." 2

Aldeia de Rio de Frades - Arouca 2

"Rio de Frades é uma pequena aldeia da freguesia de Cabreiros e Albergaria da Serra, esquecida na Serra da Freita, desde o tempo da II Guerra Mundial. Por aqui e por ali, ruínas fantasma de um passado mineiro fundem-se com a estrutura rural e com as gentes serranas, que ainda por aí subsistem. Fica situado no fundo de um vale e, segundo diziam os antepassados, o nome vem do tempo da extinção das ordens religiosas em Portugal, uma vez que alguns fugitivos, elementos do clero, encontraram ali o seu refúgio. Todavia, desconhece-se se foi o rio que deu o nome à aldeia ou a aldeia que deu o nome ao rio.

É uma aldeia profundamente marcada pela exploração do volfrâmio, durante a 2ª guerra mundial. Porém, terá sido fundada muito antes, em meados do século XIX, pois há casas em que figuram datas dessa altura e, até num palheiro, aparece a inscrição 1808.

Além da exploração do volfrâmio, também a emigração para o Brasil teve aqui um forte impacto, principalmente no início do século XX. Mais tarde, já nos anos 60, começou a emigração para França. Atualmente, a aldeia encontra-se muito desertificada, sendo quase todos os residentes de idade avançada e alguns emigrantes que regressaram à sua terra natal.

Para visitar Rio de Frades, estacione o carro num pequeno largo, antes de atravessar a ponte que dá acesso à aldeia. Logo após a ponte, encontra uma casa típica de alojamento local. Aqui pode comprar   artesanato regional e até a história das minas, em formato de papel, uma edição que saiu em revista, em 2017. Pode, ainda, admirar as verdadeiras pedras de volfrâmio ou as falsas que, na altura, enganavam muita gente. Percorra as ruelas, com as suas casas reconstruídas. Vale a pena a visita.

Para conhecer o complexo mineiro, continue na estrada onde deixou o carro. No final dessa estrada, estacione e siga, a pé, o trajeto sinalizado como “Caminho do Carteiro”. Pouco depois, vai deixar esse trilho e encontrará indicações para o túnel. É um percurso fácil. Pelo caminho pode ver algumas construções em ruínas, que faziam parte do complexo mineiro." 2

Aldeia de Cabreiros - Arouca

PR6 - Caminho do Carteiro - Campos rurais da Aldeia de Cabreiros - Arouca

No lugar de Cabreiros encontram-se dois cafés, que ficam fora do percurso. Soubemos por uns habitantes que pelo menos um estava aberto, mas não tivemos tempo de o visitar.

O que fica desta incursão é imaginar um tempo em que um homem, perdido nas serras cumpria a sua jornada de trabalho a entregar correio por caminhos tão difíceis e sem se preocupar com o tempo da entrega ou meteorologia. Esse mundo já ficou para trás, agora para agarrar esse tempo temos que procurar estes locais onde o tempo é imutável.

Nestas andanças encontramos algumas pessoas interessantes que apresentaremos num próximo artigo, assim como os animais, não havia era necessidade duma cabra sem vergonha nos ter "arremedado" (foto dois).

Aldeia de Tebilhão

PR6- Caminho do Carteiro - Ilídio Fernandes, habitante de Tebilhão

"A aldeia de Tebilhão pertence à freguesia de Cabreiros e Albergaria da Serra e fica situada em pleno Arouca Geopark,  na Serra da Freita. Tebilhão significa Vila do Povo, pois, no tempo do minério, foram muitos os que acorreram a este vale, em busca de fortuna, proveniente do volfrâmio, o chamado ouro negro! Por aqui passa um regato que tanto servia para a rega das culturas, como para fazer mover os moinhos utilizados na moagem dos cereais. Por isso, ainda hoje existe um conjunto de moinhos, denominado Carreira dos Moinhos

Esta é uma aldeia típica, com um denso casario. Daqui se pode desfrutar de uma vista deslumbrante para Cabreiros e para as montanhas envolventes, matizadas de cores variadas, principalmente na primavera. Por aqui e por ali, passam ribeiros e cursos de água. No cimo da aldeia sobressai a capela de Santa Bárbara, padroeira dos mineiros." 2

Na Aldeia de Tebilhão estivemos à conversa com um dos seus habitantes, Ilídio Fernandes, antigo emigrante, que nos abriu as portas de sua casa de forma hospitaleira.

História do PR6- Caminho do Carteiro 1

PR6 - Caminho do Carteiro - Cabras

"Como o nome indica, este é o percurso feito pelo carteiro, para levar a correspondência às aldeias de Cabreiros, Tebilhão e Rio de Frades. Durante a II Guerra Mundial, estes caminhos foram largamente cruzados, na senda do volfrâmio, de que as aldeias mineiras são, ainda, testemunhos vivos. O largo da aldeia de Rio de Frades ou a Carreira de Moinhos de Tebilhão são os dois possíveis locais de início deste percurso, que é linear. Enquanto se delicia com a paisagem, vá escutando o correr das águas dos vários rios e ribeiras que cruzam o caminho." 1

Avaliação do PR6- Caminho do Carteiro

Este PR6 - Caminho do Carteiro, é muito duro, mas compensa pela sua beleza e vastidão, já aqui fizemos um evento, com meditação em Cabreiros e no final almoço em Rio de Frades. Como o trilho é muito difícil, só faltou os nossos amigos "nos quererem dar porrada", quando começaram a escalar a montanha, mas no final foi uma grande festa. Neste artigo contamos a nossa primeira aventura por este percurso, que correu muito bem, com exceção desta cabra malcriada que nos fartou de arremedar, gerou-se uma altercação, que meteu muita gente ao barulho, mas no final tudo se acalmou. Agora até os bichos fazem pouco de nós, mas não saímos do local sem lhe chamar grande cabra.

Caminhe no distrito de Aveiro e pedale de bicicleta pelo norte de Portugal

O distrito de Aveiro tem dezenas de caminhadas e percursos pedestres muito bonitos, na serra, junto do mar, ria e rios, que pode aproveitar para os conhecer. No norte de Portugal há muitas ciclovias, ecovias e ecopistas que se pode percorrer, a caminhar ou de bicicleta, muitas delas por antigas linhas ferroviárias, agora convertidas em pista para as pessoas passearem.

Créditos e Fontes pesquisadas

Texto: Ondas da Serra com exceção do que está em itálico e devidamente referenciado.
Fotos: Ondas da Serra.
1 - Arouca Geopark - http://aroucageopark.pt/
2 - visitarouca.pt/atracoes/rio-de-frades

Galeria de fotos do PR6- Caminho do Carteiro

Lida 4970 vezes

Autor

Ondas da Serra

Ondas da Serra® é uma marca registada e um Órgão de Comunicação Social periódico inscrito na ERC - Entidade Reguladora para a Comunicação Social, com um jornal online. O nosso projeto visa através da publicação das nossas reportagens exclusivas e originais promover a divulgação e defesa do património natural, arquitetónico, pessoas, animais e tradições do distrito de Aveiro e de outras regiões de Portugal. Recorreremos à justiça para defendermos os nossos direitos de autor se detetarmos a utilização do nosso material, texto e fotos sem consentimento e de forma ilegal.

Itens relacionados

Rota do Vale da Bestança trilho dos mais belos de Portugal

O percurso pedestres PR2 - Rota do Vale, fica situado no concelho de Cinfães, distrito de Viseu. Este trilho linear, com 18,8 km de extensão, desenvolve-se pelo Vale da Bestança, que se caracteriza pela sua luxuriante fauna e flora. O rio que lhe inspirou o nome nasce na Serra de Montemuro e corre livremente pela encosta até desaguar no Rio Douro. A Associação para a Defesa do Vale do Bestança trabalha para a conservação deste rico habitat tendo como principal missão impedir o aprisionamento do rio com a construção de mini-hídricas. O auge da sua beleza reside na planície central do Prado, que prende o olhar pela sua formosura, marulhar das águas, sinfonia dos pássaros e harmonia da criação. Veja com os seus olhos e diga-nos como alguém pode escrever fielmente sobre a sua beleza. O percurso é caracterizado também pelas aldeias rurais que atravessa, povo que ainda lavra terras, pontes medievais, grande eira comunitária de Bustelo, Capela e Muralha das Portas de Montemuro. Este é um desafio esgotante que o leva às portas do paraíso e a uma natureza que pensávamos perdida e que afinal ainda subsiste com o empenho das gentes locais.

Ecovia do Arda passeio ribeirinho por passadiços e moinhos

A Ecovia do Arda, situada em Arouca, com início no coração da vila, é um percurso ribeirinho junto ao rio que lhe inspirou o nome. Os seus 11 quilómetros passeiam pelo interior profundo de seis freguesias, onde se desenrola a vida agrícola, num ambiente bucólico e profundamente rural, com a lida do campo, criação de animais ou o desenrolar diário da vida do seu povo. O visitante ao caminhar ou pedalar pelo seu percurso é surpreendido pela riqueza do seu património natural e arquitetónico, com a profusão de fauna, flora e antigos monumentos. Pelo caminho foram construídos parques de merendas, descanso, atividades radicais e recuperação de moinhos. O percurso foi bem desenhado com construção eficiente do corredor ecológico, passadiços e estruturas metálicas, algumas com 70 metros e passagens vertiginosas sob antigas pontes. O mesmo está bem sinalizado a nível da orientação, sinalização e informação. Em suma, se for conhecer este passeio irá ter uma surpresa agradável e passar um dia tranquilo e sair com forças revigoradas.

Assustadora Estrada do Portal do Inferno na Serra da Arada

A Estrada do Portal do Inferno é uma estreita via sinuosa, com perto de 18 km, a cerca de 1000 metros de altitude que percorre uma crista altaneira da Serra da Arada, caracterizada pelas suas falésias abruptas e precipícios infinitos, que metem medo ao olhar e fazem temer os incautos. O seu percurso em pleno coração do Maciço da Gralheira, começa perto da Capela de São Macário em São Pedro do Sul e termina na aldeia de Ponte de Telhe em Arouca, nos distritos de Viseu e Aveiro. A sua beleza é enaltecida na primavera quando a serra se pinta de tons verdes, amarelos, laranjas e lilases da carqueja, urze e giestas e que perfumam o ambiente e inebriam os sentidos. No seu percurso passa pelo geossítio do Portal do Inferno da Garra, com uma visão panorâmica de arrepiar sobre o vale por onde corre o Rio Paivô e Aldeia de Portugal de Covas do Monte. Os pontos de interesse são variados, desde as aldeias típicas de montanha em xisto, mariolas dos pastores, gado bovino e caprino que pasta livremente, fauna e flora. A mesma é muito popular entre os ciclistas e motociclistas, embora alguns corajosos condutores de automóvel também se aventurem pelos seus domínios.