Histórias de Pardilhó que o tempo apagou por Mário Saleiro Mário de Oliveira Saleiro na sessão de autógrafos de apresentação do livro "O Almocreve da Ti Rendeira, Esboço da História Contemporânea de Pardilhó", Junta de Freguesia de Pardilhó no verão de 1982

Histórias de Pardilhó que o tempo apagou por Mário Saleiro

Classifique este item
(3 votos)

Pardilhó ocupa um lugar especial no coração do Ondas da Serra, por isso certo dia fomos à procura da sua história e encontramos um livro com as memórias dum Pardilhoense que tinha vivido no Brasil, Mário de Oliveira Saleiro, “O Almocreve da Ti Rendeira | Esboço da História Contemporânea de Pardilhó”. Através das suas palavras ficamos a conhecer melhor a história desta terra, profundamente ligada à Ria de Aveiro, pesca, construção naval, terras marinhoas, famílias, pedreiros e tempos onde o homem estaria mais conectado à mãe terra.

Recordando Mário de Oliveira Saleiro

Mário de Oliveira Saleiro a discursar na sessão de autógrafos de apresentação do livro

Em Pardilhó passeamos, contemplamos a ria, aves, o nascer do sol na Ribeira do Nacinho, onde encontramos muitas vezes o Mestre carpinteiro naval, Felisberto Amador a pintar os seus barcos ou a retirá-los das águas para os levar para o seu estaleiro.

Quando queremos fugir da azáfama e acalmar o espírito é para aqui que viajamos de bicicleta, começando na Ribeira do Mourão e dando à volta pela Ponte da Varela, quando não nos entusiasmamos e vamos até Aveiro e regressamos de comboio.

Recebemos recentemente uma bonita e sentida mensagem de Mário Saleiro Filho, agradecer-nos por ter encontrado nos nossos trabalhos, referências bibliográficas ao livro do pai, que ele ajudou a redigir e que agora partilhamos com os nossos leitores.

O ser humano é eterno, depois de morrermos vivemos através dos nossos filhos e das memórias que deixamos, que poderão ser tanto maior quanto a bondade e vida frutuosa que tivemos.

O filho reside no Brasil e também para nós foi com emoção que recebemos e agradecemos as suas palavras e unimos estes dois continentes separados pelo Atlântico, mas próximos pelo coração.

Ler também: As Ribeiras das Terras Marinhoas de Pardilhó

Fotos: Cedida por Mário Saleiro Filho

Mensagem enviada por Mário Saleiro filho para o Ondas da Serra

ONDAS DA SERRA UM TSUNAMI DE EMOÇÃO

Mário Saleiro Filho

Sou a mais perfeita testemunha que a pandemia induz-nos a introspeção, e consequentemente, muitas vezes, diante desse quadro, afogamo-nos nas pesquisas da internet, e jamais imaginamos que impacto benéfico poderia nos causar.

Em 20 de fevereiro de 2021, resolvi ir a um famoso site de busca da internet e inseri o nome de meu pai "Mário de Oliveira Saleiro" na pesquisa. Descobri uma citação de seu livro "Esboço da História Contemporânea de Pardilhó" no site Ondas da Serra, comandado pelo Sílvio Dias. Foi verdadeiramente uma grande emoção...especialmente de saudades.

Ano que vem meu pai completaria 110 anos, 40 anos do lançamento do seu livro, e 60 anos que eu fui pela primeira vez conhecer o seu lócus natal. Posso afirmar que sou um luso-brasileiro militante porque há seis décadas que vivo, convivo, e interajo com o universo português, sobretudo pardilhoense.

Mesmo vivendo há [quase] 64 anos no Rio de Janeiro, houve quatro intermitências dessa vivência carioca pois fui morar em Portugal: duas em Pardilhó por quase um ano (com 5 e 10 anos de idade respectivamente, a ser apresentado a aldeia [na época] e posteriormente a cursar a escola primária), e duas em Lisboa (atuando como recém arquiteto na virada dos anos oitenta para noventa por quase três anos, e cursando por um ano o pós-doutoramento em arquitetura na Universidade de Lisboa entre 2017 e 2018).

Sou uma pessoa dividida entre duas Mátrias (julgo essa terminologia mais adequada - Mães Pátrias), mas também sou ser multiplicado no âmbito cultural (modéstia à parte). Meu pai plantou uma semente lusa na minha educação e consegui fazê-la germinar. No início dos anos oitenta fui eu que datilografei o seu livro, por quatro vezes, para acontecer a noite de autógrafos na Junta de Pardilhó no verão de 1982 - quando meu pai completaria 70 anos. Atuei na parte mecânica desse processo autoral com muita satisfação. O livro não deixa de ser um afilhado meu.

Como acadêmico, não posso deixar de ficar sensibilizado pelas citações bibliográficas, e sabiamente, Sílvio Dias o fez excecionalmente bem. Consubstanciando ainda mais nesse sentido, no mesmo site, deparo-me com um vídeo de Sílvio Dias manuseando o livro de meu pai sentado a um barco [acredito que] na Ribeira da Aldeia, apresentando-o ao mundo.

A afirmação os olhos são as janelas da alma é indelével. As minhas janelas foram lavadas nesse sábado de fevereiro por uma Onda da Serra um verdadeiro Tsunami de Emoção.

Muito obrigado pelo carinho, um grande abraço.

Mário Saleiro Filho em 20 de fevereiro de 2021.

Vídeo do Ondas na Ribeira da Aldeia

Lida 1232 vezes

Autor

Ondas da Serra

Ondas da Serra® é uma marca registada e um Órgão de Comunicação Social periódico inscrito na ERC - Entidade Reguladora para a Comunicação Social, com um jornal online. O nosso projeto visa através da publicação das nossas reportagens exclusivas e originais promover a divulgação e defesa do património natural, arquitetónico, pessoas, animais e tradições do distrito de Aveiro e de outras regiões de Portugal. Recorreremos à justiça para defendermos os nossos direitos de autor se detetarmos a utilização do nosso material, texto e fotos sem consentimento e de forma ilegal.

Itens relacionados

Conheça 11 escritores de referência do distrito de Aveiro

O poder da palavra escrita aliada ao saber e cultura de pessoas criativas e talentosas serve de farol aos náufragos em mares grossos e revoltosos. Muitos pagaram com a vida a ousadia de pensar diferente e querer ensinar os homens a ver claramente e não se deixarem enganar pelos algozes tirânicos do pensamento e liberdade. Hoje existe uma censura velada a quem ouse colocar em causa os poderes instalados, sejam económicos, políticos, religiosos ou culturais. Não se pode analisar o passado com os olhos do presente. Neste artigo vamos dar a conhecer 11 escritores do distrito de Aveiro, que foram distinguidos na exposição conjunta itinerante, denominada "Autores da região de Aveiro", realizada na Biblioteca Municipal de Ovar, no período compreendido entre 12 de janeiro e 09 de março de 2024. A mesma foi organizada pela Rede de Bibliotecas Municipais da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro a pretexto do seu 10º aniversário - celebrado em dezembro de 2022.

Caminho da Costa Português de bicicleta para Santiago

Os Caminhos de Santiago exercem em nós uma força que nos impele a visitar regularmente o apóstolo Santiago, que reza a lenda descansa na Catedral de Santiago de Compostela. No ano de 2020, fizemos o Caminho da Costa Português de bicicleta para Santiago de Compostela, partindo do Porto, em 3 dias. Junto ao mar fomos saboreando a brisa marítima, o azul infinito, o marulhar das ondas, as poderosas vagas a vergastar as falésias e as encostas rochosas à espera de serem por ele reclamadas.

Caminho Central Português de Santiago de bicicleta

Bom caminho - Buen camino, são os votos que mais se ouvem no Caminho Central Português para Santiago de Compostela, onde reza a história está sepultado o Apostolo Bíblico Santiago, na catedral desta cidade. Cumprindo uma demanda interior, nós fomos de bicicleta, em três dias, pelos “caminos” de Portugal e de Galiza, com um sentimento religioso de Ibéricos povos que somos.