Calendário de eventos

Por mês Por semana Hoje Pesquisar Ir para o mês
Santa Maria da Feira apresenta Plano Estratégico e de Marketing para o Turismo
Terça-feira, 04 abril 2017
Visualizações : 912

Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira

 

Dia 4 de abril, Santa Maria da Feira apresenta o seu Plano Estratégico e de Marketing para o Turismo, no âmbito da 1ª Conferência Internacional de Turismo, a realizar na Biblioteca Municipal. O encontro, que tem como tema central “Criatividade e Diáspora – Âncoras Estratégicas no Desenvolvimento dos Destinos Turísticos”, vai contar com a participação de especialistas nacionais e internacionais do setor.

 

Esta apresentação será o foco do terceiro painel da conferência – “Estratégias de desenvolvimento e promoção turística de Santa Maria da Feira” – dinamizado por António Jorge Costa, presidente do IPDT – Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo, entidade responsável pelo desenvolvimento da Estratégia de Marketing Turístico para o Porto e Norte de Portugal Horizonte 2015 – 2020.

 

Pretende-se, como resultado global, contribuir para uma alocação mais eficiente e eficaz do desenvolvimento turístico, da comunicação e da divulgação do Município e um desenvolvimento sustentável do turismo, para que toda a oferta do território passe a ser reconhecida de forma ainda mais ampla junto dos mercados atuais e potenciais. “É fundamental alinharmos a nossa estratégia global com as grandes tendências internacionais, para sermos competitivos numa indústria turística mundial cada vez mais dinâmica”, considera o presidente da Câmara, Emídio Sousa, que intervirá na sessão de encerramento da conferência.

 

Para o vereador da Cultura, Turismo, Bibliotecas e Museus, Gil Ferreira, que estará na sessão de abertura, “as permanentes mudanças no mercado turístico e a necessidade de responder aos desafios atuais e futuros, exigem o desenvolvimento de políticas e estratégias que atuem sobre os problemas da reestruturação económica, social e ambiental dos destinos, mas que, ao mesmo tempo, permitam a atração de investimento, a promoção do crescimento económico e a geração de emprego, capaz de captar novos visitantes e residentes”.

 

Contributos para a reflexão sobre o turismo em Portugal

 

Numa altura em que o turismo se assume como uma das prioridades do governo português, alinhada com o Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento, esta conferência, organizada pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira em parceria com o IPDT, pretende contribuir para a reflexão em curso sobre o turismo em Portugal, com vista à identificação de boas práticas e propostas para potenciar o setor.

 

Destaque ainda para o primeiro painel, centrado no tema “Território, Tecnologia e Turismo”, que terá como oradores Adolfo Neira, sócio consultor da EOSA e responsável pela Secretaria Técnica do Cluster de Turismo da Galiza, e Miguel Condesso, fundador da SymbiOn e responsável pela área da Inovação e Gestão de Projetos da Artshare. Carlos Martins, um dos maiores impulsionadores das indústrias criativas em Portugal, fundador e diretor-executivo da OPIUM, empresa dedicada ao planeamento cultural, territorial e económico, modera este primeiro painel.

 

“A diáspora como motor de desenvolvimento turístico” é o tema do segundo painel, que conta com as intervenções de Norberto Santos, da Universidade de Coimbra, e Rossana Neves Santos, do Instituto Superior de Administração e Línguas – Madeira. O painel será moderado por Roberto Carlos Reis, da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, responsável pelo Gabinete de Apoio às Comunidades Emigrantes (GACE).