Pág. 1 de 11

O rancho folclórico “Os Camponeses da Beira-Ria”, do Bunheiro Murtosa, comemorou no passado domingo o seu trigésimo nono aniversário. A festa era para ser realizada na Casa-Museu Custódio Prato, mas a chuva levou os responsáveis a mudar o local para a sede da Junta de Freguesia.

Bunheiro é uma das quatro freguesias da Murtosa, distrito de Aveiro. O património cultural único e a beleza das tradições serviram de impulsionador para a criação do Rancho Folclórico ‘Os Camponeses da Beira Ria’, há precisamente 39 anos. Regressamos ao passado numa conversa com Daniel Henriques de Bastos, um dos fundadores do grupo de danças e cantares, natural e residente nesta terra.

Um destes dias fomos pedalar para Pardilhó e Murtosa e deixamos que o vento insuflasse as nossas velas e nos indicasse a navegação. Estas localidades são especiais porque sofrem a influência e absorvem a cultura da ria, muitos dos seus habitantes ainda são agricultores, pescadores e criam animais. Por todo o lado se encontram, vacas, cavalos, ovelhas ou burros a pastar.

A poesia saiu à rua nos centros de Pardelhas e da Torreira, trazida pelos alunos da Escola Padre António Morais da Fonseca e da EBI da Torreira, que surpreenderam os clientes e proprietários de um conjunto de estabelecimentos comerciais com a declamação de poemas e distribuição de marcadores de livros.

O Salão Nobre dos Paços do Município da Murtosa acolheu dia 13 de janeiro, pelas 16h00, a sessão cultural de entrega dos prémios dos concursos de Jogos Florais e de Fotografia da Murtosa 2017, promovidos pelo Município da Murtosa, que, nesta edição, tiveram como motes, respetivamente “Murtosa, Pátria do Moliceiro” e “O Teu Planeta é a Tua Terra”.

No âmbito da Proteção Civil Municipal, a Câmara Municipal da Murtosa dotou, recentemente, os Bombeiros Voluntários da Murtosa de uma nova embarcação a motor, destinada a intervenções de socorro em meio aquático.

Pág. 1 de 11
Pub