Conhecer (6)
Vale de Cambra é uma cidade portuguesa com cerca de 22 000 habitantes.Pertence à região Norte (NUTS II) e sub-região de Entre Douro e Vouga (NUTS III), e ainda à Área Metropolitana do Porto e ao distrito de Aveiro. É um dos três únicos concelhos da Beira Litoral que foi incluído na região Norte.
É sede de um município com 147,33 km² de área e 22 864 habitantes (2011),[3][4] subdividido em 7 freguesias. O município é limitado a norte pelos municípios de Arouca, a leste por São Pedro do Sul, a sueste por Oliveira de Frades, a sul por Sever do Vouga e a oeste por Oliveira de Azeméis.
Paraduça é uma aldeia da freguesia de Arões, concelho de Vale de Cambra, situada entre as Serras da Arada e do Arestal, no limite dos distritos de Aveiro e Viseu. As suas terras são banhadas pelas Ribeiras de Paraduça e Agualva, que desaguam no Rio Teixeira. Na primeira delas o Poço da Cascata do Linho impressiona pela sua beleza e os novos passadiços ajudam na sua contemplação. Aqui ainda se partilham moinhos comunitários de rodízio para moer farinha, fornos para cozer a sua conhecida broa de milho e vezeiras para partilhar a água. A sua associação local dinamiza e preserva as suas antigas tradições, que pode agora na Casa da Broa receber os visitantes e fortalecer a sua identidade. Os Baldios de Paraduça protegem e plantam floresta autóctone e lutam contra a proliferação do eucalipto. Aqui existe uma simbiose perfeita entre riqueza natural e cultural e o dinamismo das suas gentes e associações irão fortalecer a sua identidade e levar forasteiros a quererem visitá-la combatendo a sua interioridade e desertificação.
‘E onde estamos nós?’
Pois bem, voltamos ao Vale Mágico (Paraduça e suas gentes) e… saindo do vale rumamos à montanha. Sempre rodeados de um verde arrebatador fomos até à fronteira com Arouca e encontramos o que a vista não alcança para entrar pela Quinta do Pinho adentro.
Após visita ao Vale Mágico em busca da arte expressa nas ruas através do seu ‘Walking Tour de Arte Contemporânea’ voltamos ao ambiente “… cercado de montanhas de formas extravagantes...” de Ferreira de Castro para saber mais da sua história, pois assim o teria de ser... e fomos visitar o Museu Municipal de Vale de Cambra. Este museu situa-se na freguesia de Macieira de Cambra nos antigos Paços do Município, que foi a sede do concelho até 1926. Dista 3 Km do centro de Vale de Cambra e é o primeiro andar de um edifício do séc. XIX onde funciona no rés-do-chão a Junta de Freguesia.
“… cercado de montanhas de formas extravagantes, não é fácil descortinar em Portugal outro mais grandioso e espectacular. Quase não tem planos.
A terra é verde e o céu é azul; é tudo verde e azul com raras pintas brancas do casario, que mais do que moradias de homens parecem janelas da própria paisagem.
Nas noites de luar, quando o grande balão de oiro surge na lomba das montanhas, o vale enche-se de magia, dum sortilégio que paira desde os píncaros longínquos às águas sussurrantes do Caima. De manhã é o milagre, todos os dias há um milagre de luz sobre a terra quando o sol nasce em Vale de cambra. ”
(Ferreira de Castro)
A nossa equipa visitou esta semana a praia fluvial de Burgães em Vale de Cambra, um local pouco conhecido do nosso distrito e que convidamos vivamente a visitarem. Esta praia tem todas as infraestruturas necessárias para proporcionar um agradável dia sem descurar a segurança já que a mesma é vigiada por nadadores-salvadores.
- pessoas
- nadar
- entrevistas
- entrevistas a pessoas
- praias fluviais centro
- praias fluviais
- praias
- praias de portugal
- praias de aveiro
- praias do centro
- praias do norte
- praias fluviais portugal
- praias fluviais aveiro
- sitios para visitar em portugal
- o que fazer em aveiro
- o que ver em aveiro
- o que fazer em vale de cambra
- o que ver em vale de cambra
Ondas da Serra regressou às montanhas desta vez andou pelos caminhos do PR1 em Varandas da Felgueira - Vale de Cambra, que faz parte das “Aldeias de Portugal”. Neste artigo vamos centrar-nos como habitualmente nas pessoas, nos rostos mais expressivos e nas historias de vida que fomos encontrando pelos caminhos de Felgueira, Carvalhal do Chão, Vilar de Cepelos e Viadal.
- pessoas
- entrevistas a pessoas
- aldeias
- aldeias de xisto
- montanhas mágicas
- montanhas
- pastores
- caminhadas
- caminhadas na zona centro
- caminhadas para iniciantes
- caminhadas Portugal
- caminhadas na zona norte
- o que fazer em portugal
- o que ver em portugal
- percursos pedestres
- percursos
- o que fazer em aveiro
- o que ver em aveiro
- o que fazer em vale de cambra
- o que ver em vale de cambra
- aldeias da serra da freita