Pág. 1 de 2

Águeda (8)

Águeda

Com um variado cartaz de eventos culturais, Águeda convida a uma visita, também pela beleza e imponência da Pateira de Fermentelos, a maior lagoa Natural da Península Ibérica, pelos percursos pedestres implementados, que levam o visitante aos principais pontos de interesse do concelho, desde as freguesias serranas às mais litorais e urbanas, encontrando espigueiros, azenhas ou moinhos de água, palacetes e diversos imóveis de valor patrimonial. A cidade oferece uma zona ribeirinha que convida a passeios a pé ou de bicicleta, várias zonas de comércio tradicional, onde se pode apreciar a gastronomia e encontrar os doces tradicionais. Fonte CM Águeda

Pelo percurso pedestre PR1 - Trilho da Pateira ao Águeda, fomos conhecer a Pateira de Fermentelos ou de Espinhel, maior lagoa natural da península ibérica. Partimos nesta aventura do parque de lazer de Oís da Ribeira, contornando a pateira e margens dos rios Cértima e Águeda. Neste trilho destacamos a riqueza natural desta lagoa, as aldeias rurais que atravessa e Igreja Matriz de Óis da Ribeira. Infelizmente há locais infetados por jacintos de água, que as autoridades públicas tentam combater.

Os reflexos âmbar dos vinhos da Casa D’Almear descobrem duas histórias que se escrevem a um só ritmo. À medida que a paixão de António Castilho se consolida enquanto projeto familiar, a história de Travassô, no concelho de Águeda, vai precisando de mais folhas para eternizar a sua jovem relação com a produção vinícola.

Há pouco tempo fomos conhecer Macieira de Alcôba, situada no concelho de Águeda, quando fomos percorrer o percurso pedestre “Trilho das Terras de Granito”. Nesta bonita terra, cruzamo-nos com alguns habitantes, infelizmente não tantos como gostaríamos, o interior está despovoado.

O percurso pedestre PR4 - Trilho das Terras de Granito em Macieira de Alcôba – Águeda, é um trilho de pequena rota circular, com 8 km, por caminhos urbanos e florestas, com grande valor natural, arquitetónico, histórico e religioso. Macieira de Alcôba é conhecida pela aldeia pedagógica do milho antigo, onde pode ser visitado o seu Centro Interpretativo do Milho Antigo e Estação da Biodiversidade. Destaca-se também a tradição do Milagre e forno d'Urgueira. Por estes caminhos irá conhecer as aldeias de Macieira de Alcôba, Urgueira e Carvalhal. Todas estas terras são rurais e pelos seus caminhos cruzam-se rebanhos de cabras, ovelhas e pastores. 

Fomos conhecer Macieira de Alcôba, denominada Aldeia Pedagógica do Milho Antigo, em Águeda, pelo percurso pedestre PR4 – Trilho das Terras de Granito. Ficamos maravilhados com a sua riqueza a nível natural, arquitetónico, tradicional e religioso. São poucos os adjetivos que poderíamos empregar para o descrever. Na nossa visita destacamos as aldeias de Macieira de Alcôba e Urgueira, Igreja Paroquial de São Martinho de Alcôba, Estação da Biodiversidade, Eiras e Espigueiros, a sua escola primária reconvertida em restaurante tradicional, Piscina Fluvial, moinhos de rodízio, milagre e forno comunitário d'Urgueira e o Centro Interpretativo do Milho Antigo.

O percurso pedestre, PR5 Trilho da ponte de ferro, começa e acaba em Travassô – Águeda, devendo o seu nome à ponte ferroviária sobre os Rio Velho e Águeda, por onde ainda passa o velho “Vouguinha”, na linha que liga Aveiro a Sernada do Vouga. O traçado peculiar deste percurso, junto à via-férrea, por baixo da ponte deixando adivinhar por cima a sua estrutura metálica, por caminhos alagadiços, alguns traiçoeiros, ladeando rios e ribeiros, rasgando cerrada vegetação, parecendo que conspiram para o enganar e precisando você de estar atento para cumprir a missão. Nós passamos, contudo, a pé a ponte de ferro, não o faça que é perigoso, atenção aos comboios, mas tivemos que fugir aos nossos "adversários".

Pág. 1 de 2