Águeda (8)
Com um variado cartaz de eventos culturais, Águeda convida a uma visita, também pela beleza e imponência da Pateira de Fermentelos, a maior lagoa Natural da Península Ibérica, pelos percursos pedestres implementados, que levam o visitante aos principais pontos de interesse do concelho, desde as freguesias serranas às mais litorais e urbanas, encontrando espigueiros, azenhas ou moinhos de água, palacetes e diversos imóveis de valor patrimonial. A cidade oferece uma zona ribeirinha que convida a passeios a pé ou de bicicleta, várias zonas de comércio tradicional, onde se pode apreciar a gastronomia e encontrar os doces tradicionais. Fonte CM Águeda
Pelo percurso pedestre PR1 - Trilho da Pateira ao Águeda, fomos conhecer a Pateira de Fermentelos ou de Espinhel, maior lagoa natural da península ibérica. Partimos nesta aventura do parque de lazer de Oís da Ribeira, contornando a pateira e margens dos rios Cértima e Águeda. Neste trilho destacamos a riqueza natural desta lagoa, as aldeias rurais que atravessa e Igreja Matriz de Óis da Ribeira. Infelizmente há locais infetados por jacintos de água, que as autoridades públicas tentam combater.
- Rio Águeda
- Rio Cértima
- património natural
- birdwatching
- Pateira de Fermentelos
- Pateira de Espinhel
- Pateira
- lagoa da pateira
- Pateira de Fermentelos passadiço
- Pateira de Fermentelos Águeda
- Pateira Aveiro
- aveiro o que visitar
- o que fazer em aveiro
- o que ver em aveiro
- locais para visitar em Aveiro
- águeda o que visitar
- o que fazer em águeda
- o que ver em águeda
- locais para visitar em Águeda
- PR1 Trilho da Pateira ao Águeda
Os reflexos âmbar dos vinhos da Casa D’Almear descobrem duas histórias que se escrevem a um só ritmo. À medida que a paixão de António Castilho se consolida enquanto projeto familiar, a história de Travassô, no concelho de Águeda, vai precisando de mais folhas para eternizar a sua jovem relação com a produção vinícola.
Há pouco tempo fomos conhecer Macieira de Alcôba, situada no concelho de Águeda, quando fomos percorrer o percurso pedestre “Trilho das Terras de Granito”. Nesta bonita terra, cruzamo-nos com alguns habitantes, infelizmente não tantos como gostaríamos, o interior está despovoado.
O percurso pedestre PR4 - Trilho das Terras de Granito em Macieira de Alcôba – Águeda, é um trilho de pequena rota circular, com 8 km, por caminhos urbanos e florestas, com grande valor natural, arquitetónico, histórico e religioso. Macieira de Alcôba é conhecida pela aldeia pedagógica do milho antigo, onde pode ser visitado o seu Centro Interpretativo do Milho Antigo e Estação da Biodiversidade. Destaca-se também a tradição do Milagre e forno d'Urgueira. Por estes caminhos irá conhecer as aldeias de Macieira de Alcôba, Urgueira e Carvalhal. Todas estas terras são rurais e pelos seus caminhos cruzam-se rebanhos de cabras, ovelhas e pastores.
Fomos conhecer Macieira de Alcôba, denominada Aldeia Pedagógica do Milho Antigo, em Águeda, pelo percurso pedestre PR4 – Trilho das Terras de Granito. Ficamos maravilhados com a sua riqueza a nível natural, arquitetónico, tradicional e religioso. São poucos os adjetivos que poderíamos empregar para o descrever. Na nossa visita destacamos as aldeias de Macieira de Alcôba e Urgueira, Igreja Paroquial de São Martinho de Alcôba, Estação da Biodiversidade, Eiras e Espigueiros, a sua escola primária reconvertida em restaurante tradicional, Piscina Fluvial, moinhos de rodízio, milagre e forno comunitário d'Urgueira e o Centro Interpretativo do Milho Antigo.
O percurso pedestre, PR5 Trilho da ponte de ferro, começa e acaba em Travassô – Águeda, devendo o seu nome à ponte ferroviária sobre os Rio Velho e Águeda, por onde ainda passa o velho “Vouguinha”, na linha que liga Aveiro a Sernada do Vouga. O traçado peculiar deste percurso, junto à via-férrea, por baixo da ponte deixando adivinhar por cima a sua estrutura metálica, por caminhos alagadiços, alguns traiçoeiros, ladeando rios e ribeiros, rasgando cerrada vegetação, parecendo que conspiram para o enganar e precisando você de estar atento para cumprir a missão. Nós passamos, contudo, a pé a ponte de ferro, não o faça que é perigoso, atenção aos comboios, mas tivemos que fugir aos nossos "adversários".