Fazer (15)
O concelho de Espinho permite ao visitante ocupar o seu tempo-livre fazendo caminhadas pelos passadiços da orla marítima até Vila Nova de Gaia e se quiser regressar de comboio, no verão banhar-se nas suas praias ou na piscina “Solário Atlântico”, praticar desportos ligados ao mar, observar aves ou visitar lagoas. Esta cidade possui uma serie de equipamentos municipais de qualidade, tendo alguns sido inaugurados num passado recente, destacando-se a nave polivalente e o fórum de arte e Cultura de Espinho. Espinho possui uma agradável vida noturna destacando-se o conhecido casino. Semanalmente realiza-se uma das maiores feiras do país onde poderá ser encontrado de tudo um pouco.
É uma cidade de tradições que venera e respeita o mar tendo como padroeira a Srª da Ajuda, a festa em sua honra realiza-se em Setembro com as ruas por onde passa a procissão enfeitadas de tapetes coloridos desenhados com sal, flores e motivos religiosos num espetáculo de muita beleza e solenidade.
Esta cidade está bem servida de transportes e linhas de comunicação, possui uma estação da CP e rápidos acessos à A29, A1 e A41. Depois duma grande e demorada batalha com os esforços da autarquia a cidade deixou de estar dividida e a linha do caminho de ferro foi enterrada libertando a parte superior para novos espaços que ainda não estão totalmente aproveitados.
A Estação Arqueológica – Castro de Ovil foi identificada em fevereiro de 1981, no sítio conhecido por Castelo, lugar do Monte, freguesia de Paramos, concelho de Espinho. As escavações aqui realizadas permitiram descobrir as ruínas arqueológicas de uma aldeia do séc. IV a III a. C. Nesta aldeia dos nossos ancestrais foram localizadas treze estruturas em xisto com planta circular, algumas delas com átrio e que comunicam em alguns casos para pátios lajeados comuns, tudo indicando que cada uma correspondia a um núcleo familiar. Os trabalhos realizados puseram a descoberto antigos utensílios em cerâmica, moagem, pesca, olaria, metalurgia, objetos para adorno pessoal e vestígios de armamento.
A Ecovia do litoral fica situada entre Espinho e Esmoriz, tem cerca de 12 km e ligação para norte e sul com outros percursos. O seu trajeto fica situado junto do mar, praias dunas e floresta, podendo ser visitados edifícios emblemáticos de Espinho, a magnífica Lagoa de Paramos - Barrinha de Esmoriz ou o Parque Ambiental do Buçaquinho. É possível fazer o seu percurso a caminhar ou de bicicleta e contemplar no seu trajeto, ambientes urbanos e populares, como os bairros e cenas da vida dos pescadores. Se tiver sorte poderá ver estes homens na sua faina ou as artes de pesca a descansar ao sol à espera do próximo regresso ao mar.
A proliferação das grandes superfícies comerciais é uma das causas do desaparecimento das chamadas feiras tradicionais. A Feira de Espinho, que se realiza à 2.ª feira na Avenida 24, "já teve dias melhores", como alguns feirantes afirmaram ao "ONDAS DA SERRA".
O Parque Municipal de Campismo de Espinho localiza-se no limiar da cidade de Espinho, tendo acesso direto às praias. Tem uma área total de 36.130 m2, sendo 34.290 m2 de área descoberta e 1.840 m2 de área coberta. Além do espaço necessário para instalação de tendas (pequenas, médias e grandes), caravanas, auto-caravanas e alvéolos, espaço reservado para acolhimento de grandes grupos, integra ainda o parque um bloco com a receção, bar, restaurante, zona administrativa e armazém; mais quatro blocos de sanitários com água quente e lavandarias; piscina; posto de enfermagem; zona de aparcamento automóvel e portaria.
Quilómetros e quilómetros de praia, inúmeros eventos desportivos e culturais, a secular feira semanal, animação noturna repleta de bares e restaurantes, discotecas, a Zona Protegida da Lagoa de Paramos. Não há dúvida que a Pousada da Juventude de Espinho é uma excelente opção como destino de férias!
Aqui há tudo…. inclusive o moderno Centro Multimeios, onde o cartaz é sempre de luxo assim como a Academia de Música. Nesta cidade moderna e animada, há ainda o longo passeio marítimo. Daqui podem ver-se as revoltas ondas do mar, numa extensão de praia com excelentes condições para Surf e Bodyboard.
Novo hotel inaugurado em maio de 2016, situado em plena cidade de Espinho a 300 metros da praia, a 800 metros do centro da cidade e à distância de 25 minutos da cidade do Porto e do seu aeroporto Sá Carneiro. Com uma localização excecional, na cidade de Espinho perto do mar, o Hotel Monte Lírio, será a primeira das unidades a nascer em Portugal, que representará o modelo real da estratégia desenhada para esta cadeia de Hotéis com o conceito health and nature.Apostando num padrão de qualidade elevada ao nível da construção, materiais e equipamentos, o Monte Lírio Espinho é uma nova construção de raíz, concebido com o intuito de proporcionar aos seus clientes, momentos inesquecíveis.