Mealhada (2)

Mealhada

Com 112 km² de área e perto de 22 mil habitantes, o concelho é limitado a norte pelo município da Anadia, a leste por Mortágua, a sueste por Penacova e Coimbra, a sul por Coimbra e a oeste por Cantanhede. Situado bem no centro do país, goza de uma localização privilegiada, e dista, por autoestrada, a uma hora do Porto, a duas de Lisboa, a menos de uma hora de Aveiro e da Figueira da Foz e a 20 minutos de Coimbra.

O concelho desfruta ainda de ótimas acessibilidades. É atravessado pela A1 com acesso pelo nó da Mealhada, pelo IC 2, pela EN 234 (entre Mira e Mangualde) e por uma rede viária municipal extensiva a todas as freguesias. É, ainda, atravessado pelas linhas ferroviárias do Norte e da Beira Alta e pelo Ramal da Figueira da Foz, que se cruzam na estação da Pampilhosa.

O Município da Mealhada é subdividido em seis freguesias: Barcouço, Casal Comba, Luso, Pampilhosa, Vacariça e União de Freguesias da Mealhada, Antes e Ventosa do Bairro. Em cada uma das localidades é possível visitar os seus locais de culto religioso, as suas pequenas fontes e conhecer as suas gentes.

O património existente é tão vasto no que se refere à sua história, tradição, cultura e gastronomia, como em termos de recursos naturais. Dos seus monumentos sobressaem o Palace Hotel do Bussaco, o Mosteiro da Vacariça, a Casa Rural Quinhentista, o Museu Militar, o Convento de Santa Cruz do Buçaco, Vinhas na Mealhada, mas também um sem número de chalés do início do século passado que enriquecem algumas povoações mais emblemáticas, como é o caso do Luso. Conheça as 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada, água, pão, vinho e leitão.

A sua paisagem é definida por extensos vinhedos, que lhe conferem um merecido lugar de destaque na Região Demarcada do Vinho da Bairrada, e ainda pelo majestoso arboreto da Serra do Bussaco. A marcar este cenário, a romântica Mata do Bussaco proporciona a todos momentos inesquecíveis em cada um dos seus mais encantadores recantos e é uma porta aberta aos inúmeros desafios do turismo de natureza. Fonte: CM da Mealhada

Comemorou-se no passado domingo, dia 07 de abril, o Dia Nacional dos Moinhos, por todo o país as portas destes monumentos estiveram abertas para mostrarem como era a vida antigamente, mais dura, menos farta, mas porventura mais autêntica e próxima da natureza e dos seus elementos.

O Dia dos Moinhos comemorou-se no dia 07 de abril, tendo a autarquia da Mealhada como é habitual feito um programa muito rico e variado para o último fim-de-semana. No domingo dia 8, fomos acompanhar a caminhada que organizaram pela Rota dos Moinhos (PR1).