Pág. 1 de 8

Ondas da Serra pontualmente efetua alguns eventos onde pretendemos envolver a nossa comunidade. Nós achamos ser nosso dever partilhar os nossos conhecimentos, sobre yoga, meditação, amor que temos pela humanidade, património natural e arquitetónico, animais e tradições. Defendemos um mundo melhor, onde as pessoas vivem em harmonia consigo próprias e com o universo, sem semearem a discórdia. Já fomos andar de bicicleta, de bateira na Ria de Aveiro, subimos serras, mergulhamos em lagoas, fizemos yoga e meditação e partilhamos almoços em locais fantásticos. Aqui ficam alguns dos nossos momentos, não perca a oportunidade de vir viajar connosco.

Docente da Universidade de Aveiro homenageado com nome de nova espécie para a ciência

Cinco novas espécies de pseudoescorpiões foram descobertas em grutas do Algarve, Alentejo, Penela e Leiria pela bióloga Ana Sofia Reboleira que, na hora de batizar uma das espécies, a Occidenchthonius goncalvesi, homenageou Fernando Gonçalves, professor do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro (UA). As descobertas aumentam para 49 as novas espécies descritas ao longo da última década pela espeleóloga e investigadora do Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM) da UA.

Investigação do Departamento de Química da Universidade de Aveiro

Criar um centro-piloto no concelho de Tarouca dedicado à investigação do sabugueiro com vista ao desenvolvimento de produtos alimentares saudáveis e ao incremento da economia local e nacional. Este é um dos grandes objetivos do SambucusValor que junta a Universidade de Aveiro (UA) a várias empresas e associações do sector agroalimentar. Nascido este mês, o projeto teve como ponto de partida a descoberta na UA de que as bagas e as flores do sabugueiro têm compostos químicos que têm efeitos benéficos para a saúde, nomeadamente no controlo da diabetes.

Investigação do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Aveiro

Andar a pé ou de bicicleta é saudável, ecológico e está na moda. Para prevenir os perigos que, no entanto, espreitam peões e ciclistas nas cidades uma equipa de investigadores da Universidade de Aveiro (UA) desenvolveu um inédito modelo matemático que calcula a probabilidade dos acidentes envolveram peões ou ciclistas. O trabalho foi desenvolvido a pensar em Lisboa, Porto e Aveiro, cidades onde os cientistas do grupo de investigação em tecnologia dos transportes do Departamento de Engenharia Mecânica (DEM) analisaram ao detalhe os mais de 4400 acidentes que envolveram peões e ciclistas entre 2012 e 2015.

As emoções são o princípio de um projeto a dois. Se para Filipa é impossível viver sem alma, para Pedro a vida é mais intensa através da fotografia. Conheceram-se, viajaram, casaram e lançaram a Alma de Alecrim. O blogue, a loja virtual e o espaço físico, no centro histórico de Aveiro, são histórias de amor simples, mas intensas.

Defesa da floresta contra incêndios manutenção das faixas de gestão de combustível

A obrigatoriedade de manutenção das faixas de gestão de combustíveis constitui uma das medidas preventivas previstas no Decreto Lei nº 124/2006, de 28 de junho com redação atual, com o objetivo de reduzir o número de incêndios rurais.

Pág. 1 de 8
Pub