Mealhada | Dia Nacional dos Moinhos 2019 Moinho do Lograssol - Vacariça - Mealhada

Mealhada | Dia Nacional dos Moinhos 2019 Destaque

Classifique este item
(0 votos)

Comemorou-se no passado domingo, dia 07 de abril, o Dia Nacional dos Moinhos, por todo o país as portas destes monumentos estiveram abertas para mostrarem como era a vida antigamente, mais dura, menos farta, mas porventura mais autêntica e próxima da natureza e dos seus elementos.

O Ondas da Serra escolheu novamente o concelho da Mealhada para viver este dia e apesar de chuvoso participamos com outras valentes pessoas na caminhada “Rota dos Moinhos”, entre os moinhos do Lograssol e Santa Cristina – Vacariça – Mealhada.

Em relação às caminhadas há várias formas de as fazer, pode-se fazer pausas para falar sobre a fauna, flora, preservação do património natural ou arquitetónico. Estas paragens ajudam o grupo a manter-se mais coeso, restabelecer a respiração, enriquecer a cultura ou chamar atenção dos participantes.

Chegados a Santa Cristina, fomos encontrar a trabalhar no moinho de boa saúde Armindo Vieira Lopes, que faz de moleiro nas horas vagas quando lhe pedem. Este homem com 85 anos, já viúvo, tem uma grande família, composta por três filhos, seis netos e três bisnetos. Quando era mais novo trabalhou na agricultura e indústria hoteleira, tendo conhecido muitas cidades do nosso país do Algarve ao Minho.

O moinho de Santa Cristina já foi do avô e do pai e tem esperança que depois dele, alguém da sua família, continue a manter viva esta tradição. Disse que o funcionamento deste moinho de rodizio não tem grande ciência, basta ter água, por o cereal a moer e dar as afinações necessárias. Na moagem há quer ter cuidado para subir ou descer a mó, para a farinha sair mais grossa ou fina, consoante seja para o gado ou para as pessoas.

O Sr. Armindo explicou que as partes principais do moinho são, o rodizio (pás impulsionadas pela força da água), a mó (pedra circular dura que tritura o cereal), o trambelho (pau de madeira que vibra nas saliências da mó e faz cair o milho na abertura central) e a moega (onde se deposita o cereal).

Não saímos sem trazermos um pouco de farinha de milho, que é oferecida neste dia às pessoas que visitam este local.

Depois da caminhada e destas visitas, os aromas a pão cozido e sopa lembraram os sentidos que era hora do almoço. Não precisamos de andar muito porque como habitualmente o Grupo Cénico Santa Cristina, realiza neste dia o Certame das Sopas e Petiscos. Este ano saboreamos sopa de grão, lavrador, caldo verde, canja, rojões, vinho e sobremesas. O Ondas da Serra agradece a forma simpática e hospitaleira como nos têm recebido nesta associação.

No regresso ainda fomos a tempo de comprar pão cozido no forno do Moinho do Lograssol e que não chegou para as encomendas.

Leia também: Dia Nacional dos Moinhos na Mealhada 2018

Lida 91 vezes

Autor

Ondas da Serra

Ondas da Serra® é um Orgão de Comunicação Social periódico, distribuído electronicamente, que visa através da inserção de notícias, promover a identidade regional, o turismo, e a divulgação/defesa do património natural, arquitectónico, pessoas, animais e tradições, dos concelhos da região norte do distrito de Aveiro, nomeadamente: Ovar, Santa Maria da Feira, Espinho, São João da Madeira, Oliveira de Azeméis, Vale de Cambra e Arouca e do forma mais geral dos restantes municípios do distrito.

Itens relacionados

As mais bonitas aldeias de Aveiro

O distrito de Aveiro possui por entre montes e vales, plantadas à beira mar, junto à ria ou ribeiros, à vista ou escondidas, aldeias e povos duma grande riqueza. Nas nossas caminhadas e explorações vamos encontrando e divulgando a sua beleza para que outros as possam abraçar, aqui ficam as que já visitamos até hoje e aconselhamos a desvendar.

Terras de Fuste, Função e Paço de Mato

Ondas da Serra partiu à descoberta um destes dias por terras de Vale de Cambra. Deixamos o carro em Rogê, perto do Centro Cívico e partimos para desbravar terrenos e procurar aventuras. Não fomos de caravela, nem navegamos numa nau, levamos a bicicleta, não levamos varapau.

Paraduça e suas gentes

O Ondas viajou até Paraduça – Vale de Cambra, onde conhecemos alguma das suas gentes e moinhos de rodízio. Nesta aventura tivemos como guia o PR6 – Rota dos Moinhos, que está muito bem assinalado e aconselhamos vivamente. O tempo não esteve famoso, a chuva miudinha não parou de cair, o ambiente estava enevoado e esperamos em vão que o céu mostrasse o seu sorriso.