Cabreiros | Meditação nas Ondas da Serra Cabreiros | Meditação nas Ondas da Serra
segunda, 23 abril 2018 10:08

Cabreiros | Meditação nas Ondas da Serra Destaque

Classifique este item
(0 votos)

Ontem conseguimos finalmente realizar o nosso evento “Meditação nas Ondas da Serra”, depois de sucessivos adiamentos devido ao mau tempo, mas a espera valeu a pena. Mais de duas dezenas de pessoas participaram na nossa caminhada, num grupo constituído por pessoas de todas as idades e géneros, do Porto, Arouca e Ovar. Em conjunto partilhamos momentos especiais num dia que pensamos perdurará nas suas memórias.

A razão que nos leva a realizar pontualmente estes encontros está relacionada com o facto de achamos ser nosso dever, partilhar os nossos valores, o amor pela natureza, yoga, meditação e dar a conhecer locais magníficos do nosso distrito. Defendemos que é necessário o homem viver duma forma mais harmoniosa, consigo próprio, com os outros, animais e natureza.

O grupo encontrou-se junto ao cemitério de Rio de Frade, onde estacionamos os carros já que no fundo do lugar não existe grande espaço. Antes de começarmos fomos fazer uma visita à nossa amiga Alice Brandão de Rio de Frades, onde tomamos café. Nós conhecemos muito bem estes locais e fazemos questão de contar um pouco da sua historia e apresentar alguns dos amigos que aí temos.

Leia também: Rostos de Fuste e Rio de Frades

O túnel aberto na rocha, outrora local de mineração fez as delicias de todos, que munidos de lanternas ou telemóveis, venceram a escuridão rumo à cascata do rio que do outro lado se precipitava no vale.

Nós seguimos a rota do carteiro, a primeira fase do percurso é muito dura, já não nos lembrávamos e ouve pessoas furiosas connosco, mas que depois passou. A dureza do percurso é colmatada pelas magnificas paisagens, riqueza da natureza e das aldeias visitadas.

Leia também: Rio de Frades - Rota do Carteiro

Depois de muitas canseiras chegamos a Cabreiros onde tivemos que retemperar forças nunca café ali existente. Demos a volta ao lugar e partimos em direção a Tebilhão. Nesta aldeia quisemos visitar o nosso amigo Ilídio Fernandes, mas os vizinhos disseram que tinha saído para a missa. Não saímos dali sem o Sr. Agostinho nos oferecer em sua casa um “mata bicho”, brindamos à sua saúde e longevidade.

Leia também: Ilídio Fernandes de Tebilhão

Regressamos a Cabreiros onde junto a uma antiga escola, reunidos em circulo, explicamos duma forma breve em que consiste a meditação, os seus benefícios e apresentamos algumas técnicas simples para ajudar as pessoas na sua vida quotidiana. Nesta aldeia decorria a missa e pelos altifalantes todos os vales e montanhas em redor rezavam o Pai Nosso e as Ave Marias, que respeitamos. Para alguns de nós ficávamos por ali só ouvir aquele som, mas tínhamos horários para cumprir e a barriga dava horas.

Ao chegar a Rio de Frades, com certeza um emigrante daqueles que por aqui abundam, colocou na sua aparelhagem musica Francesa, que ecoava por todo o vale, um regalo para uns e uma mortificação para outros, mas que foi bonito lá isso foi.

Sem o sabermos participamos na abertura da Tasquinha Mineira da Anabela de Rio de Frades. Almoçamos num local magnifico na esplanada junto ao rio, de um lado corria a água, do outro jorrava o vinho, que os empregados faziam questão de não deixar faltar, mas ninguém exagerou.

Infelizmente muitos dos momentos vivenciados não são passíveis de descrição, só quem lá esteve os entende. Ficam para a posteridade estas pérolas da nossa felicidade, obrigado a todos.

Fotos Ondas da Serra: Sílvio Dias e Rui Sousa

Lida 620 vezes

Autor

Ondas da Serra

Ondas da Serra® é um Orgão de Comunicação Social periódico, distribuído electronicamente, que visa através da inserção de notícias, promover a identidade regional, o turismo, e a divulgação/defesa do património natural, arquitectónico, pessoas, animais e tradições, dos concelhos da região norte do distrito de Aveiro, nomeadamente: Ovar, Santa Maria da Feira, Espinho, São João da Madeira, Oliveira de Azeméis, Vale de Cambra e Arouca e do forma mais geral dos restantes municípios do distrito.

Itens relacionados

A força do caminho e a fraqueza do mundo

Os Caminhos de Santiago exercem em nós uma força que nos impele a visitar regularmente o apóstolo, que reza a lenda descansa na catedral de Compostela. Este ano fizemos a jornada partindo do Porto, seguindo pela costa, saboreando a brisa marítima, o azul infinito do mar e as encostas rochosas à espera de serem por ele reclamadas.

O Cais da Ribeira em Ovar

O Cais da Ribeira de Ovar, filho da ria de Aveiro, em tempos antigos foi um fidalgo abastado, ultrapassado pela importância do vapor que ali perto fez nascer uma estação. A sua construção remonta a 1754 e durante muito tempo teve grande importância no transporte de passageiros e trocas comerciais entre Aveiro, Porto, Régua e outras terras do interior.

Foz do Alge | Uma ode à mãe natureza

A povoação de Foz do Alge pertence à freguesia de Arega - concelho de Figueiró dos Vinhos, distrito de Leiria, do nosso Portugal. Este reino foi ali conquistado junto das águas do Rio Zêzere com as da Ribeira de Alge, num cenário de grande beleza, quebrada à volta pelos grossos mares de eucaliptos, que estão sempre à espreita para o aniquilar.